Search
Close this search box.

Força-Tarefa reforça soberania e proteção na Amazônia

Comando Conjunto Ágata Amazônia

Vale do Javari (AM) – Com foco na proteção das comunidades indígenas e na preservação ambiental, militares engajados na Operação Ágata Amazônia 2024 atuam no Vale do Javari em operações de patrulhamento, monitoramento e combate a atividades ilegais. Simultaneamente, homens e mulheres da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro realizam Ações Cívico-Sociais e prestam assistência hospitalar às comunidades indígenas.

Essa ação conjunta das Forças Armadas fortalece a presença do Estado em uma região estratégica, garantindo que as riquezas naturais e culturais do Vale do Javari sejam preservadas para as futuras gerações. As operações na Amazônia são exemplos do compromisso das Forças Armadas com a defesa da nação e a promoção da paz em áreas de difícil acesso.

Operação Ágata Amazônia 2024

O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD n.º 3.628, de 30 de julho de 2024, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de promover a presença do Estado e levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais e de Assistência Hospitalar. A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto UPIARA, demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter