EXCLUSIVO – SAAB Desenvolve novo Radar AESA para o Gripen E/F


Pedro Paulo Rezende
Especial para o DefesaNet
 

Brasília — A Ericsson está desenvolvendo um novo radar para o Gripen E/F, revelou um executivo sueco com exclusividade para DefesaNet. O novo radar, que terá varredura eletrônica ativa (AESA), poderá ser oferecido como alternativa ao RAVEN, que a italiana Leonardo (ex Selex-Galileo) desenvolve no Reino Unido há sete anos.

 A necessidade de um radar alternativo ficou evidente desde outubro de 2014, quando a Argentina manifestou interesse em adquirir 24 caças iguais aos selecionados pelo Programa F-X2 brasileiro em dezembro de 2013. (ver matéria Brasil e Argentina assinam acordo para fortalecer cooperação aeronáutica Link)

Em outubro de 2014, os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Argentina, Agustin Rossi, assinaram um acordo de cooperação bilateral, a Aliança Estratégica em Indústria Aeronáutica. O documento visava a participação platina nos programas KC-390 e Gripen E/F. O possível embargo britânico esfriou o interesse de Buenos Aires pela proposta, mas alertou a SAAB sobre a necessidade de desenvolvimento de um produto próprio.

A Ericsson, uma empresa controlada pelo Grupo SAAB AB, sediada em Gotemburgo, é uma pioneira no desenvolvimento de radares de varredura eletrônica ativa (AESA). Em 2002, ela iniciou o desenvolvimento do NORA (sigla de Not Only a RAdar — algo além de um radar, tradução livre para o português).

Em 2007 a Ericsson recebeu componentes da empresa americana Raytheon para o desenvolvimento do NORA. Porém, nesta oportunidade ficou claro que o governo americano embargaria a venda para determinados clientes.

O custo de desenvolvimento próprio bancado pelos suecos seria elevado e o projeto foi cancelado pelo governo conservador de Fredrik Reinfeldt, em 2008, dois anos antes do primeiro protótipo estar pronto.

A SAAB buscou parcerias no exterior para equipar o Gripen E/F com um radar AESA. Depois de discutir o assunto com da Raytheon, norte-americana, a primeira opção foi a francesa THALES.

O roll-out da versão Demo, 1º semestre 2008, estava equipado com o radar THALES RBE2, o mesmo que equipa o caça Dassault Rafale. Quando no 2º Semestre do mesmo ano foi aberta a competição do F-X2, no Brasil, e ficou claro que o SAAB Gripen NG e o Dassault Rafale seriam os principais competidores o governo francês embargou a participação da THALES no programa Gripen NG.  

A SAAB também manteve negociações com IAI-ELTA, israelense,e por fim chegou a um acordo com a SELEX-Galileo (hoje Leonardo) para desenvolver o SELEX ES-05 RAVEN.

O grande ângulo de cobertura do Radar SELEX ES-05 Raven é uma grande vantagem operacional – Arte SAAB

O novo produto da Leonardo incorporou uma das ideias desenvolvidas pela Ericsson para o NORA: em lugar de fixar a antena, ela giraria 360° permitindo uma varredura de 100° em todas as direções. O RAVEN, que também é AESA, terá um alcance superior a 120 km, com capacidade de monitorar cerca de 20 alvos com engajamento simultâneo de oito alvos aéreos e quatro terrestres.

O novo produto da Ericsson, ainda em fase de estudos, terá desempenho superior, mas é visto como um programa de médio de longo prazo:

— O desenvolvimento do novo radar vai levar um tempo — disse o executivo para DefesaNet. — A Ericsson está trabalhando com calma e não temos pressa.

Em uma hipótese remota, caso persistam os embargos britânicos a alguns dos potenciais clientes do Gripen E/F, o radar da versão MS20 do Gripen C/D poderá ser empregado.

— Os novos aperfeiçoamentos tornaram o PS-05/A Mk4 extremamente competitivo, principalmente quando empregado com o novo míssil MBDA Meteor — afirmou o piloto de testes Hans Einarth em uma coletiva de apresentação dos aviões Gripen C/D e Gripen Demo no Hangar da SAAB em Linkoping.

No roll out do primeiro protótipo do Gripen E/F (39-8), realizado no dia 18 de maio último, não foi revelado se o protótipo 39-8 estaria equipado com o Radar SELEX ES-05 RAVEN.

Como a SAAB / ERICSSON estão desenvolvendo a versão  PS-05/A Mk4, que equipa o C/D, o novo desenvolvimento do radar AESA, talvez recuperando parte dos trabalhos do NORA passsou desapercebido pela imprensa especializada internacional.

 
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