WAD – AEL Sistemas alcança importante marca no projeto

Matéria atualizada as 14H15min

Texto em inglês

WAD – AEL Sistemas Reach Milestone event Link

DefesaNet

A AEL Sistemas (AEL) realizou com sucesso a entrega de uma versão preliminar do software da SAAB que demonstra os conceitos de Interface Homem-Máquina (HMI – Human-Machine Interface) para o futuro WAD (Wide Area Display) que será usado nos caças da Força Aérea Brasileira.

Em fevereiro de 2015, a SAAB anunciou a escolha da AEL como um dos parceiros do Gripen no Brasil. As empresas também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia em que a AEL é responsável por fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), os quais serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.

O novo programa de desenvolvimento desses sistemas aviônicos, iniciado no primeiro semestre de 2015, vai durar quatro anos e inclui o trabalho de desenvolvimento, integração e produção, a ser realizado em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração de sistemas na aeronave será feito pela Saab e pela Embraer.

Os engenheiros da AEL realizaram o desenvolvimento do software apresentado hoje em estreita colaboração com os especialistas da Saab, com o objetivo de oferecer um exemplo das funcionalidades do WAD, quando integrado ao Gripen.

O cronograma de desenvolvimento do software HMI será implementado paralelamente ao cronograma da SAAB desta forma, seguindo também os requisitos do cliente. As principais funcionalidades desenvolvidas pela AEL para esta primeira entrega são:

• Gerenciador de janelas para dar suporte ao layout de exibição definido para o Gripen NG;
• Interação do piloto por meio do toque, usando o “IR touch”;
• Mapas Digitais com os símbolos e a paleta de cores do Gripen;
• Display Primário de Voo com a paleta de cores do Gripen;
• Visualização de formatos para sensores de imagem e radar.

Funcionalidades adicionais serão implementadas nas próximas versões do equipamento.

"Estamos orgulhosos de entregar esta aplicação de acordo com o cronograma de desenvolvimento e com qualidade, permitindo que o time de HMI da Saab possa continuar o trabalho para o futuro software de HMI para o WAD. Acreditamos que este evento destaca e evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a com a Força Aérea Brasileira (FAB), para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças", afirma Sergio Horta, presidente da AEL.

"Esta é uma importante entrega da AEL para o desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil, e um marco significativo no programa de transferência de tecnologia. A AEL trabalhou muito bem, com entregas pontuais e excelente qualidade. Acredito que a cooperação entre a AEL e a Saab é muito eficiente”, disse Mikael Franzén, responsável pela Unidade de Negócios do Gripen Brasil na área de Negócios Aeronáuticos da SAAB.

Materias Relacionadas

WAD – AEL Sistemas e SAAB avançam no Desenvolvimento DefesaNet 2015 Link

MPF – Íntegra Pedido Arquivamento referente ao Gripen NG e WAD

“Nós vamos bater o martelo!” – MD aprova WAD e garante financiamento

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter