Naval Group instala hélice feita em impressora 3D

Nota DefesaNet

Texto em inglês

Naval Group equips a French navy ship with a 3D-printed propeller Link

O Editor

O Naval Group fabricou esta hélice de nova geração graças a um processo de impressão 3D em metal. Montada em um caça minas, o hélice agora acompanhará o navio em todas as suas missões operacionais.

Esta hélice é grande feito tecnológico. Com diâmetro de 2,5 metros apoiado em cinco pás de 200 kg, o hélice saiu das oficinas da planta do Grupo Naval de Nantes-Indret, em outubro de 2020, para o site de Brest para ser montado no eixo do hélice.

Como parte de sua grande parada técnica, a montagem foi transferida para a base de submarinos onde foi montada no eixo central do Caça Minas Andromède, em novembro 2020. Os testes de navegação foram então realizados com sucesso no final de dezembro.
 
Uma novidade mundial para esta inovação a bordo
 
“A obtenção de qualidade naval militar requer um desenvolvimento rigoroso. Quase três anos de P&D – realizado pelo Departamento Técnico e de Inovação em cooperação com a Ecole Centrale de Nantes no âmbito do Laboratório de Tecnologia Marítima LabComJoint – passou pelo desenvolvimento do processo de deposição de fusão de fios metálicos ”, afirma Emmanuel Chol, Diretor do site Nantes-Indret.

“Hoje, testemunhamos um primeiro evento no mundo. É o maior propulsor de metal impresso em 3D já fabricado e o primeira hélice resultante dessa tecnologia, montada em um navio militar e fabricada para uso além de apenas testes no mar.”

As condições adversas em que os navios são usados ??garantem a necessidade de atender a requisitos rígidos (corrosão, fadiga, resistência ao choque, etc.).

O Naval Grupo trabalhou em conjunto com o Bureau Véritas ao longo de todo o processo para apresentar o seu processo de certificação técnica de forma a permitir que a SSF (Fleet Support Services) e a DGA (French Defense Procurement Agency) autorizassem o ensaio das pás produzidas para um navio militar em condições normais de operação . As pás receberam certificação do Bureau Véritas.

€ 7 milhões de investimento em impressão 3D de metal em 2021

Para Eric Balufin, Diretor do site do Grupo Naval de Brest, “a montagem desta hélice impressa em 3D mostra uma grande promessa para o futuro. Esta nova tecnologia nos permitirá reduzir consideravelmente as restrições técnicas e, portanto, permitir novas soluções de fabricação para formas geométricas complexas que não podem ser produzidas por meio de processos convencionais. Também nos permitirá reduzir significativamente o tempo de produção e, consequentemente, o suporte em serviço. ”
 
Esta hélice é o primeiro passo. Terá início uma nova fase de desenvolvimento, com o objetivo de renovar o design de pormenor de outras peças para que beneficiem da impressão 3D (discrição acústica, redução de peso, aumento da produtividade das peças). Por exemplo, a produção impressa em 3D de propulsores proporcionará aos navios maior eficácia no mar: maior eficiência de propulsão, furtividade e reduzir peso.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter