MB Acompanha Demonstração do ARP HERMES-900 na BASC

 

Nota da  Diretoria de Aeronáutica da Marinha
(DAerM)
 

Durante o período da Copa do Mundo, o Esquadrão Horus da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em prol da segurança dos jogos no Rio de Janeiro operando a partir da Base Aérea de Santa Cruz.

Representantes da Força Aeronaval, da Diretoria de Sistemas e Armas da Marinha (DSAM), da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), da Diretoria de  Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM) e do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM), atendendo ao convite da empresa AEL, acompanharam, no dia 09 de julho de 2014, as operações dos ARP Hermes-450 e Hermes-900.
           
Durante a visita, os oficiais da Marinha do Brasil (MB) acompanharam as operações do ARP Hermes-900 sobre a Restinga da Marambaia e tiveram a oportunidade de assitir um toque e  arremetida e o pouso automático dessa aeronave.
           
O Hermes-900 é um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado fabricado pela ELBIT e escolhido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para ser o seu primeiro VANT estratégico. Começou a ser operado pela FAB em 2014 e, à semelhança do Heron da IAI (Israel Aircraft Industries) utilizado pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), é um VANT de média altitude e longa permanência, classificado como Categoria 04 na padronização do Ministério da Defesa (MD).            
A FAB equipou o Hermes-900 com o DCoMPASS que é um sensor eletro-ótico e térmico que possui câmera colorida de alta definição (HD), um sensor de visão infravermelha, com iluminador e designador de alvos a laser.

Ao invés do Radar Gabiano T-20 da Selex ES, que é normalmente utilizado em missões de patrulha marítima, o ARP da FAB está equipado com o sistema eletro-ótico SKEYE, que é capaz de monitorar várias áreas simultaneamente e permite que os analistas acessem arquivos de vídeo de missões aéreas em curso e anteriores, realizando consultas das imagens por hora, local e evento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter