Defesa discute acordo de cooperação com países africanos

Com o objetivo de avançar na formalização dos acordos de cooperação com Benin e Togo, o Adido de Defesa do Brasil no Senegal participou, entre os dias 22 e 26 de agosto, de reuniões com os chefes das Forças Armadas das duas nações africanas. O assunto de maior interesse demonstrado pelas nações africanas foi a Base Industrial de Defesa (BID), que inclui o desenvolvimento tecnológico na área e a realização de operações combinadas.

De acordo com informações do Adido, as negociações com Benin estão em estágio mais avançado e, já em 2023, deve ocorrer a assinatura do acordo. Ainda segundo o Adido, as reuniões também visaram o estreitamento de laços com o setor de defesa dos dois países.

Os países têm localização estratégica no Golfo da Guiné, de grande importância para a Defesa do Brasil. O Acordo de Cooperação é um instrumento de consolidação da relação entre dois países, com garantia de reciprocidade nas ações. O Adido sublinhou, ainda, que, no momento em que a Marinha do Brasil participa de exercícios no Golfo da Guiné, o avanço de parcerias formais revela-se ainda mais importante.

No Togo, entre os dias 22 e 24, o Adido reuniu-se com o Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas. No encontro, que contou com a presença do Embaixador do Brasil naquele país, foram debatidos, ainda, exercícios militares no Golfo da Guiné e formação de militares togolêses no Brasil.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter