Putin – Discurso do Presidente da Rússia na parada militar

Discurso do Presidente da Rússia na parada militar

Moscou

09 Maio 2022

(Texto em inglês Link)

Como publicado no kremlin.ru

 

Presidente da Rússia Vladimir Putin:

Companheiros cidadãos russos,

 

Caros veteranos,

 

Camaradas soldados e marinheiros, sargentos e sargentos majores, aspirantes e subtenentes,

 

Camaradas oficiais, generais e almirantes,

 

Parabenizo você pelo Dia da Grande Vitória!

 

A defesa de nossa Pátria quando seu destino estava em jogo sempre foi sagrada. Foi o sentimento de verdadeiro patriotismo que a milícia de Minin e Pozharsky defendeu a Pátria, os soldados partiram para a ofensiva no Campo Borodino e lutaram contra o inimigo fora de Moscou e Leningrado, Kiev e Minsk, Stalingrado e Kursk, Sebastopol e Kharkov.

 

Hoje, como no passado, você está lutando por nosso povo em Donbass, pela segurança de nossa pátria, pela Rússia.

 

O dia 9 de maio de 1945 ficou para sempre consagrado na história mundial como um triunfo do povo soviético unido, sua coesão e poder espiritual, um feito sem paralelo nas linhas de frente e na frente doméstica.

 

O Dia da Vitória é intimamente querido por todos nós. Não há família na Rússia que não tenha sido queimada pela Grande Guerra Patriótica. Sua memória nunca se apaga. Neste dia, filhos, netos e bisnetos dos heróis marcham em um fluxo interminável do Regimento Imortal. Eles carregam fotos de seus familiares, dos soldados caídos que permaneceram jovens para sempre e dos veteranos que já se foram.

 

Temos orgulho da geração corajosa invicta dos vencedores, temos orgulho de ser seus sucessores, e é nosso dever preservar a memória daqueles que derrotaram o nazismo e nos confiaram a vigilância e tudo fazer para frustrar o horror de outro mundo global guerra.

 

Portanto, apesar de todas as controvérsias nas relações internacionais, a Rússia sempre defendeu o estabelecimento de um sistema de segurança igual e indivisível que é extremamente necessário para toda a comunidade internacional.

 

Em dezembro passado, propusemos a assinatura de um tratado sobre garantias de segurança. A Rússia instou o Ocidente a manter um diálogo honesto em busca de soluções significativas e comprometedoras e a levar em conta os interesses de cada um. Tudo em vão. Os países da OTAN não queriam nos atender, o que significa que eles tinham planos totalmente diferentes. E nós vimos.

 

Outra operação punitiva no Donbass, uma invasão de nossas terras históricas, incluindo a Crimeia, estava abertamente em andamento. Kiev declarou que poderia obter armas nucleares. O bloco da OTAN lançou um acúmulo militar ativo nos territórios adjacentes a nós.

 

Assim, uma ameaça absolutamente inaceitável para nós estava sendo constantemente criada em nossas fronteiras. Havia todas as indicações de que um confronto com neonazistas e banderitas apoiados pelos Estados Unidos e seus asseclas era inevitável.

 

Deixe-me repetir, vimos a infraestrutura militar sendo construída, centenas de conselheiros estrangeiros começando a trabalhar e suprimentos regulares de armamento de ponta sendo entregues pelos países da OTAN. A ameaça crescia a cada dia.

 

A Rússia lançou um ataque preventivo à agressão. Foi uma decisão forçada, oportuna e a única correta. Uma decisão de um país soberano, forte e independente.

 

Os Estados Unidos começaram a reivindicar seu excepcionalismo, principalmente após o colapso da União Soviética, denegrindo assim não apenas o mundo inteiro, mas também seus satélites, que têm que fingir não ver nada e tolerar obedientemente.

 

Mas somos um país diferente. A Rússia tem um caráter diferente. Jamais abriremos mão de nosso amor pela Pátria, nossa fé e valores tradicionais, costumes de nossos ancestrais e respeito por todos os povos e culturas.

 

Enquanto isso, o Ocidente parece estar pronto para cancelar esses valores milenares. Tal degradação moral está subjacente às falsificações cínicas da história da Segunda Guerra Mundial, aumentando a russofobia, elogiando os traidores, zombando da memória de suas vítimas e riscando a coragem daqueles que conquistaram a Vitória através do sofrimento.

 

Estamos cientes de que os veteranos dos EUA que queriam vir ao desfile em Moscou foram proibidos de fazê-lo. Mas quero que saibam: estamos orgulhosos de seus feitos e de sua contribuição para nossa Vitória comum.

 

Honramos todos os soldados dos exércitos aliados – americanos, ingleses, franceses, combatentes da Resistência, bravos soldados e guerrilheiros na China – todos aqueles que derrotaram o nazismo e o militarismo.

 

Camaradas,

 

A milícia Donbass ao lado do exército russo está lutando em suas terras hoje, onde os retentores dos príncipes Svyatoslav e Vladimir Monomakh, soldados sob o comando de Rumyantsev e Potemkin, Suvorov e Brusilov esmagaram seus inimigos, onde os heróis da Grande Guerra Patriótica Nikolai Vatutin, Sidor Kovpak e Lyudmila Pavlichenko ficou até o fim.

 

Estou me dirigindo às nossas Forças Armadas e à milícia Donbass. Você está lutando por nossa Pátria, seu futuro, para que ninguém esqueça as lições da Segunda Guerra Mundial, para que não haja lugar no mundo para torturadores, esquadrões da morte e nazistas.

 

Hoje, inclinamos nossas cabeças para a memória sagrada de todos aqueles que perderam suas vidas na Grande Guerra Patriótica, as memórias dos filhos, filhas, pais, mães, avôs, maridos, esposas, irmãos, irmãs, parentes e amigos.

 

Curvamos nossas cabeças à memória dos mártires de Odessa que foram queimados vivos na Casa dos Sindicatos em maio de 2014, à memória dos velhos, mulheres e crianças de Donbass que foram mortos em bombardeios atrozes e bárbaros por neonazistas . Nós inclinamos nossas cabeças para nossos camaradas de combate que morreram uma morte corajosa na batalha justa – pela Rússia.

 

Declaro um minuto de silêncio.

 

(Um minuto de silêncio.)

 

A perda de cada oficial e soldado é dolorosa para todos nós e uma perda irreparável para as famílias e amigos. O governo, autoridades regionais, empresas e organizações públicas farão tudo para envolver essas famílias em cuidados e ajudá-las. Será dado apoio especial aos filhos dos camaradas de armas mortos e feridos. A Ordem Executiva Presidencial para este efeito foi assinada hoje.

 

Desejo uma rápida recuperação aos soldados e oficiais feridos e agradeço aos médicos, paramédicos, enfermeiros e funcionários dos hospitais militares por seu trabalho altruísta. Nossa mais profunda gratidão vai para você por salvar cada vida, muitas vezes não poupando nenhum pensamento para si mesmo sob bombardeios nas linhas de frente.

 

Camaradas,

 

Soldados e oficiais de muitas regiões da nossa enorme Pátria, incluindo aqueles que chegaram direto do Donbass, da área de combate, estão agora ombro a ombro aqui, na Praça Vermelha.

 

Lembramos como os inimigos da Rússia tentaram usar gangues terroristas internacionais contra nós, como eles tentaram semear conflitos interétnicos e religiosos para nos enfraquecer por dentro e nos dividir. Eles falharam completamente.

 

Hoje, nossos guerreiros de diferentes etnias estão lutando juntos, protegendo-se de balas e estilhaços como irmãos.

 

É aqui que reside o poder da Rússia, um grande poder invencível de nossa nação multiétnica unida.

 

Você está defendendo hoje o que seus pais, avôs e bisavós lutaram. O bem-estar e a segurança de sua pátria eram sua principal prioridade na vida. A lealdade à nossa Pátria é o principal valor e uma base confiável da independência da Rússia para nós, seus sucessores também.

 

Aqueles que esmagaram o nazismo durante a Grande Guerra Patriótica nos mostraram um exemplo de heroísmo para todas as idades. Esta é a geração de vencedores, e sempre os admiraremos.

 

Glória às nossas heróicas Forças Armadas!

 

Para a Rússia! Para a vitória!

 

Viva! (Hurra)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter