Janis Berzins – Escalar para De-Escalar com Armas Nucleares: a Visão Russa

Apresentação do Professor Janis Berzins

 

Professor Janis Berzins tendo ao fundo a imagem de Carl von Clausewitz

O Professor Janis Berzins é diretor do Centro de Pesquisa em Segurança e Estratégia da Academia de Defesa Nacional da Letônia, pesquisador associado da Universidade de Defesa da Suécia e professor associado do Departamento Interdisciplinar de Estudos em Economia Global da Universidade da Letônia.

Ele é considerado um dos maiores especialistas em estratégia militar russa no mundo, especialmente no que vem sendo chamado de Guerras Híbridas, incluindo operações psicológicas, de informações e de influência. Pesquisa ainda o processo de desenvolvimento econômico indo além das limitações impostas pela ortodoxia teórica.

Prof. Janis Berzins deu aulas e palestras nos Estados Unidos, Suécia, Noruega, Holanda, Bélgica, Singapura, Estônia, Lituânia em várias instituições.

Alguns exemplos são a Universidade de Nova Iorque, a Universidade Johns Hopkins, o George C. Marshall Centro para Estudos de Segurança, a Universidade de Defesa da Suécia, o Centro Europeu de Estudos de Segurança, a Academia Militar da Noruega, o Grupo de Guerra Assimétrica do Exército dos Estados Unidos, o Comando de Operações Especiais da OTAN, o Quartel General SHAPE OTAN, entre outros.

O Professor Berzins testemunhou perante o Comitê de Defesa da Câmara dos Comuns do Reino Unido e o Parlamento de Singapura. Consultou os governos da Suécia, Polônia, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Também prestou consultoria para o setor privado.

___________________________

Escalar para De-Escalar com Armas Nucleares: a Visão Russa

Uma discussão que mexe com a imaginação dos estrategistas da OTAN e dos Estados Unidos é a doutrina russa de utilizar armas nucleares para de-escalar um conflito.

O que é essa doutrina? Você deve se preocupar com essa possibilidade?

Vídeo publicado, em  26 Setembro 2020

Nota DefesaNet

Como mencionado na apresentação acima, o Professor Janis Berzins, é Diretor do Centro de Pesquisa em Segurança e Estratégia da Academia de Defesa Nacional da Letônia, e com grande participação em outros centros de análise.

Traz para os leitores análise sobre o planejamento nuclear russo, do ponto de vista como a máquina militar e Burocrática da Federação Russa pensa.

Ao contrário do comumente aceito que qualquer emprego de arma nuclear levará à uma escalada com o resultado de Destruição Mútua Assegurada (MAD – Mutual Destruction Assured). Estratégia Nuclear desde os tempos da Guerra Fria.

Um assunto para ser incluido nas agendas do planejamento estratégico braisleiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter