07 Setembro 2020 – Mensagem da Liga de Defesa Nacional


LIGA DA DEFESA NACIONAL
 
FUNDADA POR OLAVO BILAC EM 1916
AGRACIADA COM AS ORDENS DO MÉRITO MILITAR, NAVAL, AERONAUTICO, IMPERADOR DOM PEDRO II E CRUZ DO MÉRITO DA EDUCAÇÃO CÍVICA E AS MEDALHAS TAMANDARÉ E PACIFICADOR
RECONHECIDA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO GOVERNO FEDERAL
 
 QUE DEUS NOS APONTE COMO MELHOR SERVIR À PÁTRIA
 
 “103 ANOS A SERVIÇO DA PÁTRIA”

 
 

ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA 2020
MENSAGEM DA LIGA DA DEFESA NACIONAL
(104° aniversário da LDN em 7 de setembro)

 
Inicia-se, hoje, a tradicional Semana da Pátria! Daqui a alguns dias, comemoraremos o 7 de Setembro, data da Independência de nosso imortal e idolatrado Brasil!

A Liga da Defesa Nacional, como vem ocorrendo desde 1938, é quem abre, em Brasília, as Solenidades dessa Semana Cívica, com a realização da Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria, ocasião em que transmite a todos os brasileiros, uma breve Mensagem cívico-patriótica. E, diga-se por relevante, que tais eventos, há vários anos, contam com o apoio e são coordenados pela briosa instituição Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, penhor muito seguro do constante êxito e brilhantismo alcançados!

Também é de nossa Entidade, o privilégio de realizar na Capital Federal, a abertura do desfile cívico-militar do Dia 7 de Setembro, quando o Fogo Simbólico da Pátria, à frente de todos os desfilantes, é conduzido por um atleta campeão olímpico, representando a determinação, a fibra e o valor físico e moral do povo brasileiro.

Desafortunadamente, no presente ano, foram canceladas essas tradicionais festividades, a fim de se evitar aglomerações, em face da pandemia que assola o Brasil e o mundo. Contudo, as comemorações retornarão futuramente, para gáudio dos brasileiros patriotas, em especial da classe militar do Brasil!

Neste ano de 2020, transcorre o centésimo-segundo aniversário da morte de Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, simplesmente Olavo Bilac. Este inesquecível brasileiro, acendrado patriota, excepcional tribuno, "Príncipe dos Poetas Brasileiros", faleceu aos 53 anos, em sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Dois anos antes, em 7 de setembro de 1916, ele, juntamente com um seleto grupo de notáveis personalidades, fundava a hoje centenária e benemérita Liga da Defesa Nacional, sendo, com justiça, o Patrono de nossa Instituição e também do Serviço Militar Obrigatório. Em memorável e antológica Oração, proferida naquela oportunidade, disse Olavo Bilac: "A Liga deve estimular o patriotismo consciente; assegurar a instrução primária, profissional e militar; difundir a disciplina e o trabalho com a força da paz, com a consciência da liberdade, com o culto do heroísmo, com a dignificação da nossa História e a preparação do porvir". Sentenciou mais, profeticamente, que aquela celebração "era para a nossa História, o complemento e o remate da obra do Sete de Setembro de 1822"!

A Liga da Defesa Nacional vem, desde a sua criação em 1916, prestando inestimáveis serviços ao Brasil, na "difusão de valores cívicos, morais e patrióticos, sem qualquer envolvimento com atividades políticas, credos religiosos ou filosóficos", consoante os seus Estatutos. Eis por que sempre repudiou, máxime na atualidade, ideologias espúrias, materialistas e sem Deus.

Hoje, a educação, em todos os níveis de ensino e a defesa e guarda da cobiçada Amazônia brasileira são as suas prioridades! Nunca, jamais, em tempo algum, deixaremos de pugnar por essas bandeiras e nem perderemos a flama do Patriotismo, sentimento tão exaltado por Olavo Bilac!

Mas queremos também relembrar, por muito oportuno, nesta simples, porém magna cerimônia, em reverência à Pátria Amada Brasil, do conceito/valor "Vida por Vidas", cultuado pelos bombeiros militares e que bem evidencia o amor ao próximo, as ações pias e de misericórdia, a abnegação, o desprendimento, a coragem e a determinação que os caracterizam para o irrestrito cumprimento de seu Dever Legal!!!

Que esta singela Mensagem, transmitida em data de singular conteúdo histórico, seja de fé, de esperança e de imorredoura crença nos destinos do Brasil, "País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza", que não merece a canga de um destino mesquinho para o seu incomensurável tamanho!

E que sempre nos sirvam de motivação, os inolvidáveis versos do Fundador e Patrono da centenária Liga da Defesa Nacional, o cidadão-poeta e invulgar patriota Olavo Bilac:

“Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança!
Não verás nenhum País como este!"


 Brasília, 1° de setembro de 2020
(Centésimo-segundo ano da morte de Olavo Bilac)
“AMAZÔNIA: OCUPAÇÃO, DEFESA e GUARDA”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter