DN – Submarino S-40 Riachuelo incorporado à Frota da Marinha do Brasil

Logo

DN – Submarino S-40 Riachuelo incorporado à Frota da Marinha do Brasil

Submarino S-40 RIachuelo

 

ITAGUAÍ CONSTRUÇÕES NAVAIS E MARINHA DO BRASIL REALIZAM CERIMÔNIA DE ENTREGA DO SUBMARINO RIACHUELO

A Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo marcará a integração do 1º navio do PROSUB à Força de Submarinos

Nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, às 10h, no Complexo Naval de Itaguaí, a Itaguaí Construções Navais e a Marinha do Brasil acontece a Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo, solenidade que marca a transferência do primeiro navio da Classe Riachuelo para o setor operativo da Marinha. O termo de Recebimento e Aceitação Provisória, documento que oficializa a transferência do Riachuelo à Marinha, já foi assinado e a partir de agora, o Riachuelo está apto a patrulhar o território marítimo brasileiro e garantir a proteção das riquezas da Amazônia Azul, ostentando orgulhosamente a bandeira do Brasil.

Para que o Riachuelo fosse integrado à Força de Submarinos, foi preciso que o navio cumprisse um extenso e rigoroso calendário de testes de aceitação no cais e no mar. Alguns exemplos importantes que deram confiança e autonomia à tripulação foram a navegação na superfície, imersão estática e imersão dinâmica em alta velocidade, entre muitos outros.

Segundo o Diretor Presidente da Itaguaí Construções Navais, André Portalis, foram necessários muito empenho, dedicação e criatividade dos Integrantes da ICN e das empresas parceiras cooperantes, fatores responsáveis por entregar um navio da mais alta complexidade que vai fortalecer a frota da Marinha.

– Para atingir esse marco tão importante, foi preciso mais que conhecimento técnico. Construir um submarino vai além da equipe de produção. É preciso atuar com transversalidade entre todo o time. Os Integrantes entenderam a importância do projeto e se empenharam ao máximo para concluir esse marco para a história brasileira. Tenho um grande orgulho de todos nós e é só o começo. Ainda há muito mar para navegar – disse o presidente, André Portalis.

Visão de futuro

Após o comissionamento do submarino Riachuelo, os olhares se voltam para o segundo Submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o S-41 Humaitá que já cumpriu o marco J6 – transferência para o cais – Todo esse sucesso não seria possível sem a cooperação dos atores do setor de Defesa Naval brasileiro como a Marinha do Brasil, a Novonor, o Naval Group, a EMGEPRON, a AMAZUL, a NUCLEP, entre outros.

Outro ponto importante que marca a manutenção dos empregos e a continuidade das operações da ICN é a assinatura dos novos contratos como Fabricação e Montagem Eletromecânica do Bloco 40, o protótipo do reator do submarino à propulsão nuclear e sua Seção de Qualificação, processos iniciais para a construção do quinto submarino do PROSUB. Além disso, a ICN também assinou juntamente com a Marinha, o contrato de Manutenção dos submarinos Riachuelo e Humaitá que possibilita a empresa a expandir seus negócios além da construção de submarinos e atuar também na área de manutenção de meios navais.

Submarino S40 Riachuelo durante os testes de aceita??o pela Marinha do Brasil

 

NOTA DefesaNet

Apresentaremos material detalhado da Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino Riachuelo tão logo disponível.

Os leitores podem acessar amplo acervo desde início do Programa de Obtenção de Submarinos (PROSUB) acessando as Coberturas Especiais

PROSUB – Matérias sobre o Programa

S-40 Riachuelo – Matérias sobre o Programa

PROSUB DOCS – Matérias de referência e Documentos sobre o PROSUB

 

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter