Único Engenheiro Certificado de Acordo com o Código ASME III no País, o Gerente da NUCLEP, CEZAR FRANÇA, Recebe o Prêmio Honra ao Mérito Nuclear


O presidente da Nuclebras Equipamentos Pesados S.A (NUCLEP), CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas, e o Gerente Geral de Fabricação e Supervisão Nível III, Cezar França, participaram no última quinta-feira (4), na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega do Prêmio Honra ao Mérito Nuclear, promovido anualmente pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN).

Cezar foi indicado pelo Presidente da NUCLEP, por sua dedicação e trabalho junto à empresa para o desenvolvimento do setor. O Engenheiro é o único no Brasil, certificado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos como Nível III em Ensaios Não Destrutivos  para  construção, manutenção e recuperação de alguns dos equipamentos nucleares mais importantes e estratégicos às nossas Usinas.

“Foi uma honra eu ter sido premiado. Eu não esperava. Me dedico à área há mais de quarenta anos e posso dizer que eu tenho uma experiência ímpar no segmento nuclear no Brasil. No meu currículo tem os principais componentes fabricados pela NUCLEP. Consigo lembrar cada equipamento e componente que conseguimos entregar aos nossos clientes. Cada equipamento é algo novo, um desafio. São totalmente diferentes, desde componentes de usinas nucleares a cascos de submarinos. Agradeço muito ao presidente CA (RM1) Seixas  pelo reconhecimento. Essa medalha consolida toda minha paixão e dedicação à NUCLEP e ao setor nuclear do Brasil”, disse Cezar.

Ao todo, foram homenageadas cinco importantes personalidades da indústria, por suas contribuições ao desenvolvimento e expansão da tecnologia nuclear no país:


AE Marcos Sampaio Olsen, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha;
– Assessor especial do Ministério de Minas e Energia, Ney Zanella, referência nas pautas relacionadas à tecnologia nuclear no Brasil;
– Presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, pelos recentes avanços da agência para o registro de radiofármacos no Brasil, e,
– Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Guterres, pelo trabalho da diretoria que permitiram efeitos positivos imediatos para o setor.


O presidente da NUCLEP, enalteceu a indicação do seu funcionário à Medalha. “Cezar é parte da nossa história. É um digno representante da NUCLEP, empresa para qual se dedica há 40 anos de forma atuante e diferenciada. Para nós, é um orgulho afirmar que o único engenheiro Asme III do Brasil é um nuclepiano. Essa homenagem e indicação é resultado do seu desempenho, dedicação e consequente qualificação.

Que essa premiação mostre a todos os nossos  profissionais que como Cezar também se dedicam há anos para o sucesso da empresa, de que é possível sim, sermos cada dia, um pouco melhor. Parabéns Cezar, a NUCLEP se orgulha da sua trajetória”, finalizou o CA (RM1) Seixas.

O Ministro de Minas e Energia, AE (RM1) Bento Albuquerque, abriu o evento com uma mensagem em vídeo, onde além de parabenizar a ABDAN por sua contribuição ao desenvolvimento e divulgação do setor Nuclear nacional, anunciou que já está prevista a implantação de uma nova usina nuclear no Brasil. Para isso, o MME, a EPE e a CEPEL, já deram início aos estudos complementares para localização de novos sítios nucleares no Brasil.

O Prêmio Honra ao Mérito Nuclear, promovido anualmente pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), reuniu o Mundo Nuclear Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter