Nota Estratégica BR – Flertando com Aleksandr Dugin

Nota DefesaNet

Aleksandr Dugin, considerado uma das principais influências na geopolítica russa de Vladmir Putin, daria palestra virtual na UERJ onde também participariam membros permanentes da Escola Superior de Guerra (ESG), nesta quinta-feira (28ABR2022), às 10 horas. Na divulgação do evento, Dugin é apresentado como “pai do pensamento geopolítico russo”.

Na noite de quarta-feira foi anunciado que por problema de agenda o evento foi cancelado.

A palestra seria considerada da magnitude  como a detonação de um artefato nuclear, superando em muito quando a ESG levou o líder do MST, João Pedro Stédile, para uma conferência.

Parece que membros do governo Bolsonaro e da elite academia-militares não compreenderam o momento atual e continuam como se estivessem em um parque de diversões acadêmico-cultural e não em um confronto mortal.

Abaixo reproduzimos o texto de  Denise Chrispim, do Poder 360, a melhor análise publicada pela imprensa brasileira.

O Editor

DENISE CHRISPIM
Poder 360

18.FEV.2022

As tropas russas na fronteira da Ucrânia e a guerra verbal entre o Kremlin, de um lado, e os Estados Unidos e aliados europeus, de outro, trouxeram à tona o nome de Alexander Dugin. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Estatal de Moscou e influenciador do segmento conservador do país, Dugin é apontado como o gênio geopolítico por trás dos movimentos de Vladimir Putin.

Não há evidências de que na cabeceira do presidente da Rússia haja uma pilha de livros do ideólogo conservador. Mas há quem creia que o filósofo russo tenha peso no xadrez de Putin contra a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) desde a invasão da Crimeia, em 2014.

Dugin, de 60 anos, se diz nascido na “Mãe Rússia” no seu perfil no Twitter. Foi em Moscou. É conhecido há décadas por think-tanks norte-americanos e europeus. Entre eles, o Woodrow Wilson Center, de Washington (EUA).

Sua produção intelectual tem sido acompanhada com lupa. Está no rol de pensadores nacionalistas ortodoxos que, na esfera geopolítica, investem contra a “ordem hegemônica Atlântica” liderada pelos Estados Unidos –liberal, globalista e progressista em termos de valores sociais e costumes.

O filósofo nacionalista russo Alexander Dugin avalia ser possível Brasil, Argentina, Venezuela, Nicarágua e Cuba convergirem ao polo da “Grande Eurásia” |Reprodução/Facebook

O filósofo nacionalista russo Alexander Dugin avalia ser possível Brasil, Argentina, Venezuela, Nicarágua e Cuba convergirem ao polo da “Grande Eurásia” |Reprodução/Facebook…

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/analise/quem-e-o-filosofo-russo-tido-como-influenciador-de-putin/)

© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sobretudo, está vinculado às diferentes expressões usadas para o fascismo. O ucraniano Anton Shekhovtsov, pesquisador da Universidade de Northampton, no Reino Unido, classifica Dugin como ideólogo de uma “variação do fascismo”. Alan Ingram, professor da University College London, o avalia como “neofascista”. O rótulo parece ter fundamento.

O ideólogo encontrou na afinidade religiosa do povo russo a semente de um caráter fascista genuíno. Não vê problema nisso. Mas no livro “A Quarta Teoria Política” (2009), editado no Brasil pela Ars Regia, advoga a superação do liberalismo, do comunismo e também do fascismo. Está em permanente ebulição mental.

Até o momento, não abandonou sua visão de um mundo bipolar, com a Rússia do lado que sairia vencedor.

O enunciado de seu nome traz duas diferenças em relação aos demais ideólogos nacionalistas. Dugin defende a construção da “Grande Eurásia”, aliança entre a Rússia e a China, como polo oposto ao ocidental. E não é mais uma versão de pensador superficial que se alavanca em cursos rápidos na internet e em manifestos distribuídos nas redes sociais.

Em recente artigo, de 8 de fevereiro, Dugin exprimiu euforia com a reunião de cúpula sino-russa, no dia 4 em Pequim. Para ele, significou o “fim irreversível da hegemonia ocidental”. “O recente encontro entre Putin e Xi Jinping não deixa dúvidas da seriedade da Grande Eurásia e de que essa decisão foi tomada. Daí o forte ataque do ultraliberal e globalista [Georges] Soros à China”, escreveu no blog “geopolitica.ru”, referindo-se ao megainvestidor de origem húngara.

No centro do que imagina ser a “Grande Eurásia” está a retomada da Rússia como irradiadora de poder mundial. Sempre ao lado da China. Não se remete só ao poderio da União Soviética, nos tempos da Guerra Fria (1945-1991). Também demonstra saudosismo com a “Mãe de todas as Rússias” do período czarista.

Dugin já chamou Putin de “o homem da Eurásia” –um elogio, em seu ponto de vista. Anos depois, se arrependeu. Em 2005, declarou-se desapontado com o líder por ter hesitado em adotar o eurasianismo e por se cercar de “atlanticistas” e liberais.

Defende o “Estado total” e o nacionalismo embasado no cristianismo ortodoxo. Apoia o modelo econômico orientado pelo Estado autocrático. A democracia não é um valor em sua ideologia. Deve ser descartada, assim como a forma de governo parlamentarista, o individualismo e os direitos humanos.

Para o filósofo, são repulsivos os novos “dogmas liberais” do Ocidente e recentes “formas patológicas”. Ele os enumerou no artigo deste mês: a “imposição totalitária agressiva do LGBT+, do casamento gay e outras perversões, assim como a ameaça de entregar diretamente o poder à Inteligência Artificial, no que os projetos pós humanistas das Big Tech se reduziram”.

Acrescentou a esse elenco as políticas de combate à covid, que rejeita vacina obrigatória, testagem, passaporte vacinal. “É claro que o colapso do liberalismo está perto”, completou.

OLAVO DE CARVALHO

É questionável sua avaliação de que a ordem ocidental, tal como enxerga, esteja em decadência e prestes a colapsar. Daria margem para anos de debates contínuos. Da mesma forma é sua visão de que a China abraçaria de bom grado o projeto russo de “Grande Eurásia”. Mas sua linha de pensamento encontra eco em setores políticos e na academia de países europeus, da Ásia e das Américas.

No Brasil, inclusive, onde é um dos ícones do movimento Nova Resistência, nascido no interior de São Paulo. O grupo é defensor da “Quarta Teoria Política”, título de uma das obras de Dugin, de 2009. Assim resume sua verve em portal na internet: “resistência às políticas econômicas neoliberais, ao imperialismo atlantista, à agenda globalista e ao lobby sionista nas mídias e nos governos”.

A Vide Editorial, de Campinas (SP), publicou o livro “Os EUA e a Nova Ordem Social – Debate entre Alexander Dugin e Olavo de Carvalho”. Trata-se da versão escrita de diálogo em 14 de agosto de 2019, com áudio disponível no YouTube. Carvalho é apontado como o ideológico do governo de Jair Bolsonaro –no que tem a ver, especialmente, com suas alianças políticas no exterior e sua agenda de costumes.

Naquele artigo de 8 de fevereiro, Dugin menciona o Brasil entre os países que terão de fazer uma escolha entre a Grande Eurásia e o decadente “atlanticismo”. Das Américas, incluiu Argentina, Venezuela, Cuba e Nicarágua. Trata-se de um grupo ao qual o presidente Jair Bolsonaro mantém total aversão política. O ideólogo, porém, viu sinais de convergência nas suas futuras escolhas dessas Nações.

“Rússia e China podem dar as boas-vindas a outros candidatos [ao alinhamento com a Eurásia]: América Latina (como ressaltado durante a vista de Alberto Fernández, presidente da Argentina, a Moscou e como certamente será discutido durante a esperada visita do presidente brasileiro, Bolsonaro)”, escreveu. Bolsonaro e Fernández jamais tiveram encontro bilateral.

“O INDIVÍDUO É NADA”

Dugin é autor de mais de 30 livros. “Fundamentos da Geopolítica” (1997) não é encontrado em português. A obra é tida por seus seguidores como o “manifesto do destino da Rússia”. Alguns foram traduzidos para o português no Brasil e em Portugal: “A Grande Guerra dos Continentes”, da Editora Antagonista, e “Teoria do Mundo Multipolar” e “Geopolítica da Rússia Contemporânea”, editados pela IAEGCA –não há portal dessa empresa na internet.

Sua biografia mostra períodos de engajamento mais forte com ideias fascistas, depois com o comunismo stalinista e, em alguns momentos, com o antissemitismo. Permanentemente, manteve-se em sintonia com pensamento conservador e cristão ortodoxo russo, contrário ao individualismo e ao Estado liberal.

Criou a ideia de que o Estado é “tudo e que o indivíduo é nada”.

Não é o fundador do movimento eurasiano. Abraçou-o na 2ª metade dos anos 1980, quando o poder da União Soviética desmoronava. Fez parte da organização fascista Pamiat. Saiu em 1989, quando caía o Muro de Berlim, condenando a visão monarquista e antissemita do movimento.

Aproximou-se do chamado tradicionalismo. Nos anos 1990, aprofundou seus vínculos com a órbita comunista e tornou-se ideólogo do Partido Nacional Bolchevique.

Chegou a concorrer pela legenda por uma cadeira na Duma, a Casa Baixa do Legislativo russo. Não conseguiu se eleger. No final da década, deixou o PNB e tornou-se conselheiro de Gennady Seleznyov, presidente da Duma de 1996 a 2003.

Em seguida, de Vladimir Zhirinovsky, político populista de direita e então presidente do Conselho de Segurança Nacional da Duma. O também ex-presidente da Duma Sergey Naryshkin (2011-2016), teria sido igualmente influenciado por Dugin. Se chegou direta ou indiretamente a Putin, este será mais um dos segredos do Kremlin.

Matérias Relacionadas 

Notas Estratégicas BR – Divergências e Oportunismo Político sobre a Posição Brasileira

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter