Fragata “Liberal” atraca no porto de Dacar, no Senegal

Visita acontece no âmbito da Operação “GUINEX-III”

Por Agência Marinha de Notícias – Brasília, DF

No período de 18 a 21 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) esteve na cidade de Dacar, no Senegal, com a atracação da Fragata “Liberal”, como parte do roteiro da Operação “GUINEX-III”. Em mais uma visita a um relevante país do Golfo da Guiné, o navio brasileiro foi recepcionado pelo Embaixador do Brasil no Senegal, Bruno Luiz dos Santos Cobuccio, ressaltando a importância da presença da MB para a Diplomacia Naval com os principais atores do entorno estratégico brasileiro.

Destaca-se também a visita do Comandante do Grupo-Tarefa da Operação, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, ao Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas senegalesas, General Mbaye Cissé, na qual foram reafirmados os compromissos do Brasil e do Senegal com a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul e estreitados os laços entre as Forças Armadas, reiterando a importância da cooperação e de atividades em conjunto com os países lindeiros do Atlântico Sul.

Durante a recepção protocolar ocorrida no navio brasileiro, compareceram diversos diplomatas representando seus países no Senegal, como África do Sul, Angola, Argentina, Cabo Verde, Camarões, Congo, Gabão, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Nigéria, Vaticano e Portugal. Na ocasião, foi abordada a importância da presença do Brasil no Golfo da Guiné, como na Operação “GUINEX”, de coordenação brasileira.

Além de atividades de cunho diplomático, também foi realizado um workshop sobre técnicas de abordagem, com o Destacamento de Mergulhadores de Combate da MB e a equipe de abordagem senegalesa. Na ocasião, foi possível compartilhar experiências e procedimentos operativos, bem como promover maior interoperabilidade entre as marinhas envolvidas.

Em seguida, a Fragata brasileira atracará na cidade de Mindelo, em Cabo Verde, quando serão realizadas atividades com a Guarda-Costeira cabo-verdense e onde encerrarão as ações da “Liberal” nos portos africanos da “GUINEX-III”.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter