Força de Submarinos recebe comitiva da ADESG de Caxias do Sul

“Difundir o conhecimento das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil em meio a importantes lideranças e formadores de opinião da sociedade civil” – esse foi o objetivo da ida ao Rio de Janeiro, de 44 representantes da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de Caxias do Sul (ADESG), que no dia 18 de outubro, visitou o Comando da Força de Submarinos.
 
A Instituição, que está diretamente vinculada à Escola Superior de Guerra (ESG), reúne diplomados de diversos setores da sociedade em cursos que objetivam o estudo de políticas e estratégias do Estado.
 
Ao chegar à Base de Submarinos, a comitiva foi conduzida ao Auditório do Centro Hiperbárico, no Centro de Instrução Almirante Átilla Monteiro Aché. Na ocasião, o grupo assistiu um vídeo institucional da Força de Submarinos, conheceu o funcionamento da sala de controle do Centro Hiperbárico e, também, como operam as câmaras hiperbáricas utilizadas pela Marinha do Brasil nas atividades de mergulho saturado.
 
Em sequência, conheceram o Treinador de Imersão (TI) e o Treinador de Ataque (TA), simuladores nos quais Oficiais e Praças Submarinistas são adestrados durante o curso de especialização.  A bordo do Submarino “Tikuna”, os visitantes puderam assistir a operação dos sistemas de navegação e armas do navio, anteriormente observados no TI e TA. Na última etapa da visita, os visitantes conheceram o Grupamento de Mergulhadores de Combate e, oportunamente, puderam ver os principais equipamento da corporação, com destaque para o Dispositivo de Propulsão de Mergulhadores de Combate, empregado para incursões em locais de sinistro por mar, e os “FROGS”, respiradores que operam em circuito fechado e inibem a formação de bolhas que denunciam a trajetória do mergulhador.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter