Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha realiza o I EGAS

Foi realizado, na primeira quinzena de agosto, o I Encontro de Guerra Acústica Submarina (I EGAS). O evento, com o tema “Produções Científicas em Guerra Acústica (GA)”, buscou incrementar a mentalidade de GA das Organizações Militares (OM) pela exposição do “Projeto de Comunicações Submarinas” do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do “Classificador Automático” do Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

A iniciativa visou fomentar a parceria entre OM de Pesquisa, Universidades e Empresas de Defesa, de forma a estimular a tríplice hélice para a realização de projetos em prol da Marinha do Brasil (MB).

O I EGAS foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva. O evento foi realizado de forma híbrida, assistido por 122 inscritos na modalidade a distância e por 43 militares nas instalações do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão.

O evento também teve o intuito de estreitar os laços entre a academia e a MB, pela divulgação de trabalhos acadêmicos voltados para a Guerra Acústica, contando com palestras da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e do Instituto de Pesquisas da Marinha.

Como membro externo, foi convidado o Professor Dr. Natanael Nunes de Moura Junior, da COPPE/UFRJ, que abordou dois temas: “Classificador Automático”, que trata das aplicações recentes de modelos de inteligência artificial e processamento para a classificação e detecção em um ambiente de sonar passivo, utilizando como base a análise Low Frequency Analysis and Recording (LOFAR) e “Simulação de Dados Baseada nas Condições do Mar”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter