A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza no sul do Brasil o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023.
Nelson During
Editor-chefe DefesaNet
A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza no sul do Brasil o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023.
O EXCON Escudo Tínia planejado e preparado com esmero pelo Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, adquire em 2023, um significado muito além de treinar e aferir o nível operacional de esquadrões, pilotos, equipes de apoio, comando e controla e da defesa antiaérea.
Ao todos estão participando cerca de 1.200 militares, 30 aeronaves da FAB e 12 esquadrões aéreos e os Primeiro, Segundo e Terceiro Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE), da FAB, além de unidades da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Inclui a aviação Naval com os A-4 Skyhawk do VF-1 e também helicópteros das três Forças. O EXCON Tínia segue até o dia 17 Novembro.
#Tínia2023
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 30, 2023
A FAB coordena, entre os dias 30/10 e 17/11, nas bases aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023. O evento, envolvendo mais de 1200 militares da FAB, do @exercitooficial e da @marmilbr, tem como finalidade a… pic.twitter.com/SvXMjG5m3Y
No Midia Day (03NOV2023), a decolagem de 12 caças F-5EM/FM, originários de vários esquadrões foi o momento mais emocionante. Enquanto os caças realizavam um balê rodando pela pista, a memória volta 18 anos quando em 2005 era apresentado na mesma Base de Aérea de Canoas, o F-5EM de modernizado. Trabalho realizado à três mãos (EMBRAER Defesa, AEL Sistemas e FAB), e veio a ser o melhor trabalho de modernização da indústria aeronáutica brasileira.
O sucesso da modernização dos F-5 da FAB foi reconhecido internacionalmente, em 2008, numa consistente participação na Red Flag, do Esquadrão Pampa (1 º/14º Gav). Os caças brasileiros pilotados por jovens e experientes pilotos conseguiram registrar vários kills de aviões mais modernos como F-15 e F-16, um feito notável para uma força aérea sul-americana. Se reconhece que a FAB possui os F-5 mais modernos do mundo.
Essa modernização era uma ponte para o futuro F-X1, que tornar-se-ia o F-X2 e o pequeno notável ainda permanece em operação sendo a espinha dorsal da FAB, e deixou para trás os Xavante, Mirage III, Mirage 2000, AMX, e ja faz sombra ao seu substituto.
Em agosto de 2005, a convite do Comando da Aeronáutica, DefesaNet teve a honra de participar da apresentação aos pilotos do GDA, em Anápolis, das características do Mirage 2000C/B.
Na oportunidade o editor de DefesaNet pediu a palavra e cumprimentou aos “Jaguares”, assim chamados os pilotos do GDA, que mantiveram o “Espírito da Caça”, mesmo com os seus Mirage III, já sem visão e muitas dificuldades operacionais. A unidade de glamour era até evitada pelos pilotos.
Os 12 caças foram recebidos pelo GDA, em 2006, para dar à FAB um guarda-chuva temporário até ser definido o novo caça. Os caças Mirage 2000C/B cumpriram sua missão e foram retirados do serviço. Hoje fazem falta.
Os pequenos notáveis permanecem em serviço. Em 2014 foi escolhido o F-X2 e o contrato assinado em 2015.
A aeronave do Programa F-X2 veio a ser o “Sísifo Moderno” (fábula grega daquele que realizava o interminável trabalho de rolar a pedra ao cume do monte).
Os membros do GDA estão há 8 anos mantendo o brio do “Espírito da Caça”.
Outras aeronaves estão em fim de carreira como o AMX A-1, que deverá ser retirado de operação, em 2025. A única aeronave no arsenal da FAB capaz de lançar bombas guiadas a laser, fazer reconhecimento armado e aquisição de alvos, além de poder operar pods de Guerra Eletrônica e Reconhecimento.
![](https://www.defesanet.com.br/wp-content/uploads/2023/11/F5-EXCON-Tinia-2023-2.jpg)
O grupo de Jornalistas e Spotters que presenciaram a decolagem dos 12 caças F-5E/FM, pode não saber de todas as etapas relatadas acima, mas reconhecem que presenciavam um momento notável de bravura, determinação e persistência de manter o espírito da caça vivo
DefesaNet publicou um artigo que teve ampla repercussão, “Gripen e Suécia – Os impactos da geopolítica no Programa Gripen e a necessidade de reavaliar”.
Reconhecemos que erramos, fomos ambiciosos no artigo, levados pela emoção, nosso futuro não será o F-35, mas sim o F-16. Falta definir qual o Block será (nível de modernização) . Ou exatamente a volta ao ano de 2000, quando a Lockheed Martin oferecia a aeronave à FAB e ao Chile e à Argentina. Curiosamente se confirmar a informação o Brasil será o último ter o F-16
O VIP Day do EXCON Escudo-Tínia 2023, não será um mero evento protocolar. Com a presença do Ministro da Defesa José Múcio, Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Damasceno acompanhados de quase 50 brigadeiros, não virão ao sul para iluminar o Pampa, mas sim definir o rumo da Força Aérea Brasileira.
#Tínia2023
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) November 6, 2023
Para defender o espaço aéreo brasileiro, aeronaves de caça necessitam voar o maior tempo possível. Para atingir esse objetivo, um dos recursos utilizados é o Reabastecimento em Voo (REVO), que é o processo de transferência de combustível de uma aeronave para outra.… pic.twitter.com/w7M7uHYrSs
A situação está para a FAB em uma obsolescência em bloco:
- AMX A-1 programado para ser desativado em 2025
- E os caças F-5EM/FM com previsão de estarem em operação até 2032-2034
Caros senhores o tempo é aqui e agora!
O Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica deveriam ir à Suécia, porém os eventos internacionais fizeram mudar a rota.
O Ministro irá aos EUA no fim do mês, porém pode ser abatido pela “nomenklatura” do Itamaraty, que não conhece fita métrica.
![](https://www.defesanet.com.br/wp-content/uploads/2023/11/AMX-EXCON-Tinia-2023.jpg)
Corremos do risco de ter pilotos desinteressados não só do GDA, mas da BACO, BASM, BASC e onde tiver Bases Aéreas. Menos no Grupo de Transporte Especial (GTE). Lembrar que o plano de 2008 era de que a cada quatro anos um esquadrão participaria de um exercício internacional como Red Flag. Fazem 15 anos que a FAB não participa de um grande exercício padrão OTAN.
E o Leonardo M346 desde já se apresenta como uma necessidade urgente para formação avançada de pilotos a e substituição dos AMX A-1M, o único vetor de ataque da FAB, capacidade que é tão estratégica para a Força como é a defesa aérea.
De tudo temos que a Mitologia conta que o Sísifo era considerado o mais astuto de seu tempo.
O mundo está em crise como não víamos há décadas. Estamos preparados e em condições? Certo ou errado, a responsabilidade recai ao decisor. É hora de agir e decidir. A FAB precisa de aviões de combate com urgência e não se pode esperar mais. Estender a vida do F-5EM não é mais uma opção. Outras já estão na mesa à espera da decisão.
Nota
Tínia é uma figura mitológica Creta similar ao Grego Zeus.