Operação Conjunta do Ministério da Defesa reprime crimes na faixa de fronteira

Nesta quinta-feira (02), o Ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, acompanhou as ações da Operação Ágata Norte 2022. Realizada nos estados do Pará, do Amapá e do Maranhão, a iniciativa é voltada a ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira, contra crimes como contrabando, descaminho, narcotráfico, exploração mineral e garimpo ilegais. Mais de três mil homens e mulheres, entre militares e integrantes de agências governamentais são empregados na operação.

Em Belém, no Pará, o Ministro Paulo Sérgio, acompanhado do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, e de outras autoridades, sobrevoou o Porto de Vila do Conde até pousar no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia.

“É muito gratificante poder visitar, in loco, o trabalho das nossas Forças Armadas em defesa da Amazônia. Com a presença das Forças Armadas e das agências governamentais, nossa missão é coibir crimes transfronteiriços e ambientais. Esse trabalho visa preservar a nossa soberania, cuidar das nossas riquezas e, assim, cumprir com nossas missões constitucionais”, ressaltou o Ministro. No Amapá, o titular da Pasta acompanhou uma ação conjunta na área de controle fluvial no Rio Oiapoque.

 

A Ágata Norte 2022 é conduzida pelo Comando do 4º Distrito Naval, situado em Belém. Nesta edição, participam da operação as seguintes instituições: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais.

Também estiveram presentes nas atividades o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Chefe de Logística e Mobilização do MD, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; e o Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Junior, entre outras autoridades.

Resultados

Dados da Operação Ágata, em 2021, mostram evolução de 50% na apreensão de drogas, em comparação com 2020. No ano passado, foram apreendidas 27,9 toneladas de cocaína, maconha, skank e haxixe, e, em 2020, 18,6 toneladas.

Operação

Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação Ágata ocorre de modo articulado com países vizinhos, estados e municípios. A ação consiste na execução de operações interagências, com efetivos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em parceria com órgãos de segurança pública e fiscalização federais, estaduais e municipais.

Por meio da Operação Ágata, a capacidade de atuação dos órgãos de segurança no combate a ilícitos transfronteiriços é significativamente ampliada, em função da proteção e do apoio logístico proporcionados pelas Forças Armadas. Nas operações, os militares executam ações como patrulhamento, revistas de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves.

A ação integra o Plano de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na fronteira do Brasil com dez países sul-americanos e em toda a costa marítima. Além disso, fortalece a presença do Estado, principalmente em áreas mais remotas, assegura a soberania do País, a lei e a ordem.

Além das edições conjuntas, como a Ágata Norte 2022, a atividade é desenvolvida, ao longo do ano, em diferentes estados e períodos, por apenas uma Força Singular, possibilitando maior agilidade e maior uso do fator surpresa.

Por Lane Barreto
Fotos: Igor Soares/MD

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter