Ministro da Defesa acompanha a operacionalidade de tropas do Comando Militar do Leste

Lane Barreto

Na manhã da terça-feira (03), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, foi recebido pelo Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército José Eduardo Pereira, no Campo de Parada Marechal Euclides Zenóbio da Costa, localizado na Vila Militar, zona oeste da capital fluminense.

No local, ele acompanhou apresentação das tropas que compõem o Comando Militar do Leste, formadas por cerca de 1,8 mil militares Entre os integrantes, o efetivo é composto pela Brigada de Infantaria Paraquedista, pela 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha e pelo Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Essas tropas, todas pertencentes ao CML, são consideradas forças de emprego estratégico e seus militares possuem capacitação em missões de Garantia da Lei e da Ordem. Em discurso, o Ministro Braga Netto ressaltou que os brasileiros sempre puderam contar com os militares. “Nos momentos de desafios de toda a ordem, sobressai a liderança dos Comandantes em todos os níveis e a fé na missão das Forças Armadas, como instituições nacionais e permanentes, com base na hierarquia e na disciplina”, disse.

O evento contou, ainda, com a participação do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luís Novaes Miranda, do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcelos, entre outras autoridades. A cerimônia foi encerrada com o desfile militar.

Unidades operacionais e Missões de Paz

No período da tarde, o Ministro Braga Netto esteve nas instalações do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, no bairro Realengo, também no Rio de Janeiro. Em seguida, visitou o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Sérgio Vieira de Mello (CCOPAB), localizado na Vila Militar.

Essa organização apoia a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e estrangeiros envolvidos nas missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fotos: Antônio Oliveira

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter