Ministério da Defesa promove a Base Industrial de Defesa brasileira em feira no México

Por Isabela Nóbrega

O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participa da 4ª edição da Feira Aeroespacial México 2023 (Famex), na Base Aérea Militar nº 1 de Santa Lucía, no México. O evento, que ocorre até sábado (29), representa oportunidades de negócios, parcerias e acordos de cooperação para o desenvolvimento do setor de defesa. O País, que já é usuário de aeronave da brasileira Embraer – EMB 145 AEW&C – é potencial comprador do cargueiro KC-390 Millennium e está entre os 30 maiores importadores de produtos de defesa do Brasil. O Ministério da Defesa trabalha para expandir a participação da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira no comércio internacional de bens e serviços de defesa.

De acordo com o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, a ampliação da BID promove geração de empregos e renda. “Nosso foco durante a FAMEX será estimular o estabelecimento de acordos entre o Brasil e demais países sul-americanos, ampliando a participação da indústria de defesa brasileira na região. O incremento nas exportações de produtos de defesa alavanca nosso parque industrial, com impactos positivos sociais e econômicos para o País por meio da geração de empregos e renda; de avanços nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do desenvolvimento de produtos de uso dual, civil e militar”, ressaltou.

BID Brasil
A Base Industrial de Defesa do Brasil contribui para a autonomia tecnológica e produtiva do País, além de empregar 2,9 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de empregos diretos e 1,3 milhão de indiretos. O setor representa, hoje, cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Famex
A Feira, organizada pela Secretaria de Defesa Nacional (Sedena) do México, está em sua 4ª edição. Ao longo do evento, os visitantes terão a oportunidade de participar de congressos e fóruns, além de assistir a voos de demonstração e exposições estáticas de equipamentos do setor. Em 2019, na última edição, a feira contou com a presença de 39 países, 61 aeronaves e 52.000 visitantes Foram realizadas 5.800 reuniões.

Fotos: Divulgação

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter