BR-US – Envolvimento diplomático dos EUA com aliados e parceiros europeus antes das negociações com a Rússia

Envolvimento diplomático dos EUA com aliados e parceiros europeus antes das negociações com a Rússia

 

“Estamos absolutamente comprometidos com o princípio nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia, assim como estamos totalmente comprometidos com o princípio nada sobre a Europa sem a Europa.”

Secretário de Estado Tony Blinken, 7 de janeiro de 2022

 

 Os Estados Unidos, juntamente com seus aliados e parceiros, destacaram sua disposição de impor custos significativos à Rússia se tomar mais ações militares contra a Ucrânia. Ao mesmo tempo, enfatizamos nossa preferência pela desescalada por meio da diplomacia. Os Estados Unidos estabeleceram princípios claros antes das negociações com a Rússia. Em primeiro lugar, não nos comprometeremos com nada sobre a Europa sem Europa. Em segundo lugar, qualquer discussão deve ser recíproca. Terceiro, o progresso genuíno só pode ocorrer em um clima de desescalada.

Os Estados Unidos abordaram os compromissos diplomáticos desta semana com a Rússia – no Diálogo de Estabilidade Estratégica bilateral, o Conselho OTAN-Rússia e a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) – alinhados estreitamente com nossos aliados e parceiros europeus, incluindo a Ucrânia, após extensas consultas. Nas últimas semanas, o presidente Biden falou com líderes de toda a Europa. Autoridades de todo o governo dos EUA – inclusive do Conselho de Segurança Nacional, Departamento de Estado, Departamento de Defesa, Departamento do Tesouro, Departamento de Energia e Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional – se envolveram frequentemente com seus colegas europeus.

Os destaques da estreita coordenação da administração Biden com aliados e parceiros nas últimas semanas incluem:

– O presidente Biden conversou com 16 líderes europeus para discutir questões de segurança europeias e desenvolver uma abordagem transatlântica coordenada e abrangente.

– O secretário Blinken realizou mais de duas dúzias de ligações e reuniões com líderes estrangeiros e ministros das Relações Exteriores para discutir nossa resposta coordenada ao acúmulo militar da Rússia ao longo da fronteira da Ucrânia. Além disso, ele participou de reuniões ministeriais no G7, OTAN e OSCE, além de se envolver com a liderança da UE e da Ucrânia.

 

Nota DefesaNet

Ver a matéria

BR-US – Contato Secretário Estado Blinken e Chanceler França

– O secretário Austin conversou com oito de seus colegas europeus sobre questões de segurança na Europa e as ações desestabilizadoras da Rússia na região. O presidente do Estado-Maior Conjunto Milley também engajou líderes militares em toda a Europa.

– O Conselheiro de Segurança Nacional Sullivan coordenou extensivamente com seus homólogos europeus, tendo feito dezenas de ligações para homólogos bilaterais em toda a Europa, da UE e Turquia à Finlândia e Romênia. Ele também convocou chamadas em formatos multilaterais, inclusive com os países nórdicos, aliados do flanco leste e França, Alemanha, Itália, Polônia e Reino Unido. Ele também tem mantido contato regular com seu colega ucraniano.

– A administração Biden está em contato constante com autoridades ucranianas. Nas últimas semanas, o presidente Biden falou duas vezes com o presidente Zelenskyy. O secretário Blinken falou duas vezes com o presidente Zelenskyy e duas vezes com o ministro das Relações Exteriores Kuleba. O Conselheiro de Segurança Nacional Sullivan falou sete vezes com o Chefe da Administração Presidencial Yermak. O presidente do Estado-Maior Conjunto Milley conversou quatro vezes com o comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, tenente-general Zaluzhny. Além disso, altos funcionários do Departamento de Estado e do Departamento de Defesa se relacionam regularmente com seus colegas ucranianos.

– O governo Biden buscou consultas estreitas com os aliados do flanco leste da OTAN devido às suas preocupações de segurança, incluindo ligações bilaterais e no formato Bucharest Nine (B9) pelo presidente Biden, secretário Blinken, conselheiro de segurança nacional Sullivan e outros funcionários do governo.

– A Administração Biden continua a trabalhar em estreita colaboração com a União Europeia. O presidente Biden recebeu o presidente da Comissão Europeia von der Leyen. O Secretário Blinken falou com o Presidente do Conselho Europeu Michel e o Alto Representante Borrell. Altos funcionários do Departamento de Estado e do Conselho de Segurança Nacional realizaram inúmeras ligações e reuniões com seus homólogos da UE, inclusive em Bruxelas. O governo saudou as conclusões do Conselho Europeu de dezembro de 2021, que expressavam a disposição da UE de impor graves consequências econômicas se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia. Funcionários do Departamento do Tesouro, Departamento de Estado e Conselho de Segurança Nacional continuam a se envolver com os colegas da UE para coordenar nossa resposta às sanções.

– Além de extensas consultas na OTAN, o governo Biden se envolveu com parceiros da OTAN – incluindo a Geórgia, também vítima da agressão russa, bem como a Suécia e a Finlândia – para discutir seus pontos de vista sobre a segurança europeia.

– Os altos funcionários da Administração permanecem em contato regular com seus homólogos. Além das interações listadas abaixo, dezenas de ligações também foram feitas pelo vice-conselheiro de segurança nacional Jon Finer, pela subsecretária de Estado Victoria Nuland, pela secretária de Estado adjunta para assuntos europeus e euro-asiáticos Karen Donfried e outros funcionários do governo dos EUA. . Nossos embaixadores recentemente confirmados na OTAN e na OSCE, Julianne Smith e Michael Carpenter, também trabalharam em estreita colaboração com seus homólogos.

Nota DefesaNet

Ver as matérias relacionadas

BR-US – Contato Secretário Estado Blinken e Chanceler França

BR-RU – Visita do Almirante Flávio Rocha à Moscou

Leonardo Coutinho – Da Rússia, com amor

Brasil – Rússia – Parceiro Estratégico ou só Kompromat*?

BR-RU – Rússia elege o Brasil Parceiro Estratégico (?)

BR-RU – Reunião Chanceler Brasileiro com Assessor Internacional do Presidente Vladimir Putin, Embaixador Yuri Ushakov

BR-RU – Reunião dos Chanceleres do Brasil e Rússia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter