
COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Geopolítica
BR-US - Contato Secretário Estado Blinken e Chanceler França
Conferência entre os dois diplomatas ocorre horas depois de DefesaNet publicar matéria sobre visita de autoridade brasileira a Moscou em Dezembro
Secretary Blinken’s Call with Brazilian Foreign Minister FrançaThe following is attributable to Spokesperson Ned Price:
Secretary of State Antony J. Blinken spoke today with Brazilian Foreign Minister Carlos França about shared priorities, including a need for a strong, united response against further Russian aggression against Ukraine. |
Teleconferência do Secretário de Estado Blinken com o Chanceler Brasileiro França Declaração atribuída ao porta-voz Ned Price:
|
Nota DefesaNet
A teleconferência entre o Secretário de Estado Antony J. Blinken com o Chanceler Brasileiro Carlos França ocorre horas após DefesaNet ter publicado a matéria sobre a visita do Secretário Especial para Assuntos Estratégicos do Presidente da República Federativa do Brasil Almirante de Esquadra Flávio Rocha à Moscou.
Mostra também que a preocupação número um da Casa Branca e do Departamento de Estado Americano é a situação com a Rússia. A pequena trégua obtida devido a intervenção russa no Casaquistão, para salvar governo alliado, está encerrando.
A próxima viagem do presidente Jair Bolsonaro a Moscou e as tratativas do Chanceler França com o seu homólogo Lavrov e do Alm Esq Flávio Rocha, com o Vice-Ministro da Defesa da Rússia, General Alexander Fomin, entram no radar americano.
Tanto a Casa Branca como o Departamento de Estado e o Pentágono mostram preocupação com a posição, que o Brasil vier a tomar e as atuais tratativas com Moscou.
E também cobram o alinhamento às ações que Estados Unidos e os países membros da OTAN tomarem dentro do âmbito do Conselho de Segurança da ONU.
Texto da nota do Itamaraty ao assumir a como membro não-permanente do Conselho de Segurança.
O EditorNota às 21h00, 10JAN2022, o Itamaraty postou as seguintes mensagens no Twitter
Com referência à situação no leste da Ucrânia, o Itamaraty esclarece que o Ministro França e o Secretário Blinken trocaram impressões e expressaram suas respectivas posições nacionais. pic.twitter.com/VnzVyVLJsQ
— Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) January 10, 2022
A resolução 2202 (2015) prevê que uma solução para a crise somente pode ser alcançada por meios pacíficos e depende da implementação de diversas medidas de desescalada previstas nos Acordos de Minsk.
— Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) January 10, 2022



Visita do Almirante Flávio Rocha à Moscou