BR-US – Defesa do Brasil e dos Estados Unidos debatem atividades de cooperação em Defesa e Segurança

 

Mariana Alvarenga
Fotos: Igor Soares
Ministério da Defesa
Publicado em 15 Dezembro 2021

 
Brasília (DF), 15/12/2021 – Na terça-feira (14DEZ2021) e quarta-feira (15DEZ2021), ocorreu a IV Rodada de Conversações Estratégicas de Defesa Brasil-Estados Unidos, no Ministério da Defesa. O Subchefe de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Brigada Himario Brandão Trinas; e o Subsecretário Adjunto de Defesa dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Daniel Erikson, conduziram a reunião.

A iniciativa projeta o Brasil no cenário mundial e fomenta maior participação brasileira no processo decisório internacional.

Na ocasião, foram discutidas atividades de cooperação em Defesa e Segurança. As autoridades compartilharam pontos de vista sobre os desafios transfronteiriços, a pandemia de Covid-19, a crise de refugiados da Venezuela e as mudanças climáticas. Além disso, identificaram caminhos para aprofundar a cooperação nas áreas de espaço, cibernética, e pesquisa e desenvolvimento.

A reunião foi realizada com o objetivo de estreitar as relações bilaterais em Defesa e Segurança entre os dois países. A delegação americana expressou o apreço e o agradecimento pelas contribuições brasileiras para a segurança regional, pelo comprometimento do Brasil para com operações de paz e assistência humanitária.

Alinhados em diretrizes e propósitos, os líderes reafirmaram o compromisso de ambos os países com o profissionalismo de suas Forças Armadas, com a promoção da democracia e dos direitos humanos, em todos os aspectos das relações bilaterais sobre Defesa.

Após o encontro em Brasília, o Subsecretário Erikson segue para Manaus, onde fará visitas oficiais a organizações militares da região.
 

 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter