BR-RU – Declarações à imprensa após conversas russo-brasileiras

Documentos

BR-RU – Comunicado Conjunto do Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin

https://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/43640/BR-RU—Comunicado-Conjunto-do-Presidente-da-Republica-Federativa-do-Brasil–Jair-Messias-Bolsonaro–e-do-Presidente-da-Federacao-da-Russia–Vladimir-Putin/

BR-RU – Declarações à imprensa após conversas russo-brasileiras

https://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/43643/BR-RU—Declaracoes-a-imprensa-apos-conversas-russo-brasileiras/

BR-RU – Declarações à imprensa após conversas russo-brasileiras

https://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/43643/BR-RU—Declaracoes-a-imprensa-apos-conversas-russo-brasileiras/

BR-RU – Consultas 2+2 em Defesa, a perspectiva inicial

https://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/43651/BR-RU—-Consultas-2%2B2-em-Defesa–a-perspectiva-inicial/

Artigo

BR-RU – Diálogo político-militar Brasil-Rússia reforça mudança estratégica global

Lorenzo Carrasco e Geraldo Lino – MSiA

https://www.defesanet.com.br/br_ru/noticia/43644/BR-RU—Dialogo-politico-militar-Brasil-Russia-reforca-mudanca-estrategica-global/

 

Após as conversas russo-brasileiras, Vladimir Putin e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fizeram declarações à imprensa.

Kremlin Moscou 16 de fevereiro de 2022

Presidente da Rússia Vladimir Putin: Senhor Presidente Jair Bolsonaro, colegas,

Gostaria de começar agradecendo ao Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, por aceitar meu convite para vir à Rússia em visita oficial. Esta é a primeira visita do presidente à Rússia.

Permitam-me observar que as relações entre a Rússia e o Brasil têm sido tradicionalmente baseadas na amizade e na compreensão. A parceria estratégica entre os dois países inclui diversas áreas. Juntos, queremos desenvolver laços políticos, econômicos e culturais e cooperar estreitamente no cenário global, na ONU, no BRICS e no G20, entre outros.

E hoje tivemos conversas bastante substantivas e construtivas. Após as conversações, adotamos uma declaração conjunta que estabelece as diretrizes para o maior desenvolvimento da cooperação russo-brasileira.

Nossos países estão definitivamente interessados ??em expandir progressivamente a interação econômica. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Rússia na América Latina e no Caribe, respondendo por um terço de todo o nosso comércio com essa região.

No ano passado, o comércio bilateral cresceu 87%, apesar das complicações relacionadas ao coronavírus. A comissão intergovernamental desempenha um papel importante no fortalecimento dos laços bilaterais de comércio e investimento. A última sessão foi realizada no outono do ano passado em Brasília. Na ocasião, sob instruções pessoais do presidente Bolsonaro, os principais ministros do governo brasileiro no setor econômico, responsáveis ??por energia, indústria de mineração e agricultura, visitaram a Rússia.

Além disso, planejamos realizar em breve uma reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível, co-presidida pelo primeiro-ministro russo e pelo vice-presidente brasileiro.

Os Conselhos de Empresários Russo-Brasileiro e Brasileiro-Russo estão trabalhando bem juntos; eles programaram uma série de reuniões de representantes empresariais para a atual visita do presidente do Brasil, e hoje à noite o senhor Bolsonaro falará com os líderes empresariais desses conselhos.

Deixe-me enfatizar que o Brasil está sempre amplamente representado no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. No ano passado, Bolsonaro cumprimentou os participantes da sessão plenária do SPIEF por videoconferência, o que muito apreciamos. Mais uma vez, gostaria de lhe agradecer, Senhor Presidente, pela sua atenção ao nosso evento, em São Petersburgo.

Esperamos que o 25º fórum deste ano, programado para 15 a 18 de junho, tenha a presença de uma delegação de alto nível de políticos brasileiros, líderes empresariais e ativistas públicos.

Observamos com satisfação que nossa cooperação industrial bilateral está se expandindo com sucesso. E destaco os projetos da empresa russa Power Machines para modernização do setor hidrelétrico brasileiro, bem como os projetos Severstal e AVISMA para fornecimento de componentes para indústrias brasileiras de alta tecnologia. (Nota DefesaNet – AVISMA fornece cerca de 100% do Titânio utilizado pela EMBRAER)

A russa Rosatom exporta combustível para usinas nucleares brasileiras e radioisótopos para fins médicos. A Rosatom também tem interesse em participar da construção de novas unidades de energia no Brasil, incluindo usinas nucleares de baixa capacidade, tanto terrestres quanto flutuantes, por possuir experiência única e extensa, e tecnologias que não estão disponíveis em outras partes do mundo.

A cooperação na indústria química e a produção de fertilizantes minerais amigos do ambiente está a progredir a bom ritmo. Em 2021, as empresas russas forneceram quase 10 milhões de toneladas de fertilizantes no valor de cerca de US$ 3,5 bilhões ao mercado brasileiro.

 

A Roscosmos e a Agência Espacial Brasileira estão trabalhando na implementação do acordo de cooperação na Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto BRICS. Três estações GLONASS já foram construídas no Brasil, além de um detector eletrônico de detritos orbitais ópticos, e há acordos para implantação de duas estações adicionais.

 

A cooperação russo-brasileira em medicamentos e produtos farmacêuticos vem ganhando força nos últimos tempos. Nossas empresas ChemRar e BIOCAD são ativas na promoção de medicamentos para coronavírus e câncer no mercado brasileiro. Um projeto para localizar a fabricação da vacina Sputnik V no Brasil está sendo implementado com apoio do Fundo Russo de Investimento Direto.

 

Durante nossas conversas com o presidente Bolsonaro, naturalmente discutimos as questões de interação cultural. Concordamos em continuar promovendo intercâmbios bilaterais de educação, cultura e esportes.

 

Por exemplo, uma série de iniciativas estão sendo elaboradas agora para que a Rússia participe das comemorações do bicentenário da independência do Brasil ainda este ano.

 

Mencionarei também que a Rússia presta assistência ao Brasil no treinamento de pessoal. Temos cerca de 400 estudantes brasileiros na Rússia, dos quais cerca de 80 estudam sem mensalidade.

 

Uma escola intercultural russo-brasileira foi recentemente inaugurada no Rio de Janeiro, onde as aulas são ministradas em russo e português. Você também deve se lembrar que uma escola de Teatro Bolshoi funciona há mais de 20 anos na cidade brasileira de Joinville. Mais de 250 jovens de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina treinam nesta escola única, a única do gênero fora da Rússia.

 

Ao compartilhar opiniões sobre questões regionais e globais, as partes afirmaram que as posições da Rússia e do Brasil em muitas questões são próximas ou se sobrepõem. Os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa mantêm contato. Na verdade, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países tiveram sua primeira reunião no formato 2+2 em Moscou esta manhã.

 

Nossos países defendem o desenvolvimento de uma ordem mundial multipolar baseada no direito internacional com o papel central de coordenação da ONU. Diante disso, estamos firmemente comprometidos com o princípio do multilateralismo e a solução político-diplomática de conflitos.

 

Tendo em vista o status do Brasil como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU em 2022-2023, devemos buscar nossa interação de forma mais intensa em todas as questões atuais da agenda da ONU.

 

E, é claro, continuaremos a cooperar com nossos parceiros brasileiros no BRICS – uma respeitada associação internacional que ocupa um lugar importante no mundo multipolar contemporâneo e desempenha um papel importante na economia global.

 

Para concluir, gostaria de agradecer ao senhor Bolsonaro pelo nosso encontro. Acredito que as conversas de hoje servirão para fortalecer ainda mais as relações russo-brasileiras em benefício de nossos dois povos.

 

E, finalmente, Senhor Presidente, sei do desastre de ontem no Brasil: fortes chuvas causaram destruição e ceifaram vidas. Quero expressar minhas condolências a você e a todo o povo do Brasil por esta tragédia e desejar uma rápida recuperação aos feridos.

 

Obrigado pela sua atenção.

 

Presidente do Brasil Jair Bolsonaro (retraduzido): Senhor Presidente,

 

Conversamos por quase duas horas; a agenda foi extensa e de grande interesse para ambos os países. Estou-lhe grato pelas suas condolências. Pessoas em Petrópolis e Rio de Janeiro foram afetadas por esse desastre natural. Obrigada.

 

Senhor Presidente, partilhamos valores comuns: a fé em Deus e a protecção dos valores familiares. Estamos solidários com todos os países que buscam e fazem todo o possível para alcançar a paz.

 

Trabalhamos juntos em locais internacionais como BRICS, G20 e ONU, onde defendemos o direito soberano das nações à autodeterminação de acordo com a Carta da ONU e o direito internacional.

 

Observamos o retorno do comércio bilateral aos níveis pré-pandemia. O Brasil é um grande player na agricultura e estamos satisfeitos em ver que há interesse no fornecimento de fertilizantes. Vemos também interessados ??no fornecimento de produtos de origem animal.

 

Temos um grande potencial para desenvolver a cooperação na área de petróleo, derivados de petróleo e gás natural. Estamos nos esforçando para fortalecer nosso diálogo de alto nível sobre exploração e produção de petróleo em depósitos de águas profundas. Estamos interessados ??em pequenas usinas nucleares.

 

Congratulamo-nos com a realização das primeiras consultas político-militares entre nossos ministros das Relações Exteriores e da Defesa.

 

Estamos muito felizes que a Amazônia faça parte do patrimônio da humanidade e agradecemos suas palavras em defesa de nossa soberania. Muito obrigado.

 

O presidente Putin e eu consideramos muito importantes os esforços para criar uma nova dinâmica na aliança tecnológica entre Brasil e Rússia. Estamos prestando atenção significativa à nanotecnologia, biotecnologia, TI e pesquisa médica.

 

Brasil e Rússia têm as maiores florestas do mundo e decidimos estabelecer um diálogo sobre proteção florestal.

 

Nosso encontro que durou quase duas horas, repito, foi muito produtivo. Mostra que duas grandes potências têm um enorme potencial de progresso em benefício de nossas nações.

 

Deixe-me repetir que o mundo é nosso lar e Deus está acima de nós. Defendemos a paz e estamos prontos para apoiar todos aqueles que fazem o mesmo. Apoiamos todos.

 

Senhor Putin, muito obrigado pela calorosa recepção, pelas questões que discutimos na reunião de hoje e pela confiança depositada em nosso país.

 

Muito obrigado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter