TAURUS – Completa 80 Anos

A Taurus comemorou nom dia 12NOV2019,, seus 80 anos de história em um evento na sede da empresa em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, que contou com a presença de cerca de 230 convidados entre parceiros, políticos e importantes autoridades da área de segurança pública e defesa.

A programação iniciou com visita a planta e os convidados puderam conhecer de perto como são fabricados os produtos Taurus, os novos produtos e tecnologias 100% desenvolvidos em território nacional.

Em seguida, foi realizada uma cerimônia onde o presidente da Taurus, Salesio Nuhs, falou sobre os fatos mais marcantes da história de empresa – saiba mais abaixo – e agradeceu aos colaboradores por dedicarem esforço e paixão para o fortalecimento da marca, homenageando os colaboradores Lourdes dos Anjos, que trabalha na companhia há 40 anos, e João Carlos de Mello que atua há 39 anos na empresa.

Na ocasião, autoridades, como o Secretário Especial de Relacionamento Externo, Abelardo Luiz Lupion Mello (representando o Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni), o Vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Delegado Randolfo Vieira Júnior, o Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, o Diretor de Promoção Comercial, General de Divisão Luís Antônio Duizit Brito, e os deputados federais Celso Russomano e Pompeo de Mattos, também se pronunciaram sobre a empresa e sua importância no setor, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil e no mundo.

Com orgulho de ser uma empresa brasileira que produz no Rio Grande do Sul, o almoço contemplou um menu regional com costela 12 horas do chefe Marcos Livi.

No período da tarde, os convidados tiveram a oportunidade de participar de demonstrações com os produtos da Taurus e comprovar a qualidade e segurança das armas fabricadas pela empresa.

Taurus: 80 anos de história

Tudo começou em 1939, as vésperas da Segunda Guerra Mundial. O cenário nacional na época se mostrava propício ao empreendedorismo, graças ao direcionamento do governo de Getúlio Vargas, que procurava investir forte no desenvolvimento industrial brasileiro.

Apostando em sua força de trabalho, o Rio Grande do Sul vivia época auspiciosa e buscava aumentar a sua inserção na economia nacional, consolidando sua condição de grande fornecedor do mercado interno, o que se confirmou nos anos de guerra. Ao longo de sua trajetória de sucesso, a Taurus sempre priorizou investimentos nas potencialidades da região.

Com o apoio do presidente, um grupo de empresários do Rio Grande do Sul estabeleceu uma pequena fabricação de ferramentas e logo começou a projetar sua própria arma. Assim nasceu a Taurus.

Em 1942, os primeiros revólveres da companhia entraram em plena produção. O trabalho duro valeu a pena e a empresa avançou. Em 1950, uma nova fábrica foi construída para atender à crescente demanda e, nas duas décadas seguintes, a expansão da produção e a diversificação de produtos exigiram que a Taurus construísse uma terceira fábrica para satisfazer o grande volume de vendas. Esse investimento em infraestrutura acabou abrindo as portas para que a Taurus começasse a sua expansão internacional e se tornasse uma multinacional com fábricas no Brasil e nos Estados Unidos.

Em 1981, a empresa inaugurou a Taurus International Manufacturing em Miami, que representou um marco importante e consolidou a posição da empresa nas principais linhas de produtos, entre elas revólveres, pistolas, armas táticas e armas esportivas, evoluindo para vendas em mais de 100 países, nos 5 continentes.

Logo, a Taurus foi reconhecida como uma das principais fabricantes de armas do mundo e recebeu mais de 30 prêmios internacionais em reconhecimento pelo seu elevado padrão de qualidade e inovação, como o "American Hunter Handgun of the Year 2019", considerado uma das premiações mais importante da indústria de armas dos Estados Unidos.

A Taurus continua avançando com ousadia. No exterior, a companhia está transferindo a produção da fábrica de Miami para um novo centro de fabricação, com mais de 18 mil metros quadrados no sul da Georgia. A unidade terá capacidade de produção de até 800 mil armas/ano, dobrando a atual capacidade produtiva nos Estados Unidos.

No Brasil, mirando os próximos anos, a companhia promoveu a maior reestruturação de sua história, redesenhando toda sua gestão e tendo como alvo a constante melhora na qualidade dos seus produtos e no apoio e satisfação dos clientes. Em 2015, a Taurus concentrou toda a operação em uma única fábrica, no município gaúcho de São Leopoldo, onde emprega atualmente cerca de 2 mil pessoas.

A empresa adotou um tripé estratégico baseado no desenvolvimento de processos operacionais eficientes e robustos, sustentados por um controle de qualidade integrado e uma operação logística ágil.

Em janeiro de 2019, a antiga Forjas Taurus passou a se chamar Taurus Armas. A mudança fez parte da estratégia da empresa de focar no seu core business – a produção e venda de armas, bem como o desenvolvimento de novos produtos a fim de atender as necessidades do mercado.

Atualmente, a Taurus possui capacidade de produção de cerca de 4,6 mil armas por dia e está preparada para suprir plenamente novas demandas que possam surgir nos próximos anos.

As profundas transformações asseguraram um patamar diferenciado à empresa gaúcha, tanto no mercado nacional quanto no internacional, e têm tudo para tornar a próxima década mais uma era de ouro na história da companhia.

Colaboradores homenageados: Lourdes dos Anjos e João Carlos de Mello

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter