AVIBRAS – Sindicato se reúne com Ministério da Defesa e pede Estatização

Em encontro com ministro da Defesa, Sindicato reivindica antecipação de contrato e estatização da AVIBRAS
Foto Ministro Defesa Múcio Monteiro ladeado por Rui Chagas Mesquita – Secretário de Produtos de Defesa e o Presidente do Sindicato Metalúrgicos Weller Gonçalves com membros da Diretoria

Sindicato Metalúrgicos SJC e Jacareí

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região apresentou ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reivindicações que incluem a estatização da AVIBRAS Indústria Aeroespacial e medidas que levariam à regularização salarial dos trabalhadores da fábrica, com sede em Jacareí (SP). Dirigentes do Sindicato e o ministro reuniram-se na tarde de terça-feira (20FEV24), em Brasília.

Apesar de ser a principal fabricante de material bélico pesado do país, a AVIBRAS está em recuperação judicial e acumula dez meses de salários atrasados. Há mais de um ano, os trabalhadores estão em greve. O pedido de recuperação foi homologado pela 2ª vara cível de Jacareí, nessa segunda-feira (19). Ver Justiça SP concede recuperação judicial AVIBRAS

No encontro com o ministro, o Sindicato reivindicou que o Governo Federal antecipe o pagamento referente aos contratos para fornecimento de foguetes Skyfire 70mm e de munições para o sistema de foguetes de artilharia Astros. A antecipação seria usada para a regularização dos salários.

Múcio Monteiro se comprometeu a avaliar os pedidos do Sindicato e agendar uma nova reunião.

Antes da reunião com o ministro, os dirigentes sindicais foram recebidos pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) e assessores de deputados do PSOL.

Estatização
O Sindicato também defendeu a estatização da AVIBRAS, como forma de mantê-la em operação e dar continuidade às atividades estratégicas para o país. De suas fábricas, saem armamentos como mísseis, lançadores de foguetes e bombas inteligentes, além de insumos para combustível sólido.

A capacidade tecnológica da empresa está atraindo a atenção de investidores estrangeiros. O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, ressaltou ao ministro que a entrega da empresa para capital externo pode levar à perda de conhecimento e de tecnologia para outros países.  

A importância da empresa está estampada inclusive na revista A Defesa, editada pelo Ministério, edição de dezembro de 2023. No balanço anual de geração de empregos, consta que o sistema Astros gerou mais de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos.  

Assembleia
O Sindicato vai realizar uma assembleia com os trabalhadores da AVIBRAS, nesta quinta-feira (22FEV), às 8h, para discutir sobre as consequências da homologação do plano de recuperação judicial da empresa. A assembleia será no Sindicato dos Químicos de São José dos Campos (Praça Carlos Maldonado Campoy).

“Hoje foi mais um dia de luta em defesa dos trabalhadores da Avibras. Esta é uma luta longa e difícil e que permanecerá enquanto cada um dos funcionários da empresa não receber seus direitos. Vamos continuar pressionando o Governo Federal para que tome as medidas necessárias”, afirma o presidente Weller Gonçalves.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter