Tenente Felipe Bueno E Major Monteiro
A Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) realizou nesta segunda-feira (02/09) a cerimônia militar de promoção ao primeiro posto do oficialato. Ao todo, 90 Aspirantes a Oficial, entre aviadores, intendentes e militares do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe de Convocados (QOCON) da área de saúde, foram promovidos ao posto de Segundo-Tenente.
Realizada na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira sediada em Natal (RN), a solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com o juramento à Bandeira Nacional pelos novos oficiais.
O Tenente-Brigadeiro Bermudez falou sobre a responsabilidade dos militares na chegada ao oficialato. "A trajetória que ora se inicia não será fácil, mas com certeza coroada de alegrias, sucessos e intensa satisfação pessoal ao superar os desafios vindouros. A projeção do poder em um conflito armado não advém apenas da disponibilidade de recursos materiais ou da tecnologia no estado da arte; antes, e principalmente, está atrelada aos homens e mulheres que dão vida a esses vetores. Acima de tudo, amem a Pátria, pois a sociedade deposita sua mais pura confiança em todos vocês. Parabéns pela promoção", disse.
Entre os promovidos ao primeiro posto estão 82 novos pilotos do Quadro de Oficiais Aviadores (QOAV) da FAB, que após se formarem na Academia da Força Aérea (AFA), permanecem um ano no Rio Grande do Norte, capacitando-se nas aviações de caça, asas rotativas, transporte, patrulha ou reconhecimento.
O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, enfatizou o papel da unidade na formação dos pilotos de combate, que chegam a Natal como Aspirantes e, como Tenentes, são distribuídos entre os Esquadrões em todo o território nacional.
"Hoje, a Ala 10 tem uma importância singular na FAB, é por aqui que passam atualmente todos os pilotos de combate da nossa Força e, hoje, a Organização é protagonista nisso e ficamos muito felizes por propiciar a esses oficiais essa celebração que coroa unicamente o esforço deles e o nosso trabalho", afirmou o Brigadeiro Rivero.
Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER.