Esquadrão Gordo realiza lançamento de carga na Antártida

Tenente Marayane Ribeiro

Uma aeronave C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1/º GT) – Esquadrão Gordo, realizou, nessa sexta-feira (13/05), o lançamento de oito cargas do tipo CDS (Container Delivery System), totalizando aproximadamente 1.300kg de víveres e materiais essenciais para abastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF),  localizada na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George.

Os voos de ressuprimento aéreo do Esquadrão Gordo em uma das regiões mais frias do mundo integram a Operação Antártica (OPERANTAR) e envolvem um planejamento minucioso da meteorologia para que o lançamento possa ocorrer na janela meteorológica disponível na Estação Ferraz, que apresenta desafios relacionados à geografia montanhosa. Além disso, a aplicação correta da técnica de lançamento no método CDS requer perícia da tripulação para garantir a presença do país no continente gelado, por meio do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Dessa vez, a aeronave, que decolou do Rio de Janeiro (RJ), foi composta por 12 tripulantes, dentre pilotos, mecânicos, mestres de carga e mestres de lançamento. "A missão no continente antártico tem características únicas encontradas nesta região: as condições meteorológicas complexas e as baixas temperaturas as quais são submetidas suas tripulações e a aeronave. A robustez do C-130 associada ao treinamento de suas tripulações possibilita o voo em segurança para realizar o ressuprimento da Estação, uma vez que o acesso marítimo se encontra inviabilizado pelas condições impostas pelo inverno no hemisfério sul", explicou um dos pilotos, Capitão Leonardo Pacheco Martins da Silva.

Ao lado da Major Joyce de Souza Conceição, a Capitão Naiara de Senna Pereira conduziu a aeronave na missão e falou sobre a honra de participar da 40ª OPERANTAR. "Para mim é uma satisfação muito grande poder contribuir com as operações do PROANTAR, ressuprindo a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazendo diferença na vida desses militares que mantém a presença brasileira neste local tão inóspito e isolado", pontuou.

Esquadrão Gordo

O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules, e em março de 2022 recebeu as duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium. O 1º/1º GT fica sediado na Base Aérea do Galeão (RJ) e é a única unidade da FAB habilitada para realizar as missões para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Durante o inverno antártico, quando as águas congelam no entorno da Baía do Almirantado, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamentos aéreos realizados pelos C-130 Hércules do Esquadrão Gordo.

Estação Antártica Comandante Ferraz

O EACF localiza-se na península Antártica e permanece guarnecida o ano inteiro. É responsável pelo desenvolvimento de diversas pesquisas, dentre elas, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer. Durante o inverno, o suprimento da Estação se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio do 1º/1º GT.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter