Search
Close this search box.

Base Aérea de Santa Maria sedia Reunião de Aviação de Reconhecimento

O evento contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e cerca de 80 militares dos Esquadrões de Reconhecimento

Agência Força Aérea – BASM, por Sargento Tiarlen E Tenente Gabrielle Varela

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) sediou, entre os dias 31/07 e 02/08, a Reunião da Aviação de Reconhecimento 2024 (RAREC 2024), que contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e cerca de 80 militares de esquadrões de Reconhecimento de todo o país. O objetivo do evento foi promover interação entre os militares, proporcionar troca de experiências e conhecimento, com vistas ao aprimoramento operacional dos pilotos e tripulantes da FAB.

A solenidade militar de encerramento da RAREC 2024 foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, acompanhado do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Comandante da BASM, Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, além de autoridades civis e militares convidados.

Na ocasião, o Comandante de Preparo concedeu a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião – Tenente-Coronel Aviador David Dantas da Silva. A condecoração tem por objetivo distinguir os Comandantes de unidade aérea, no âmbito do Comando da Aeronáutica, pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea Brasileira.

Em seu pronunciamento, o Comandante de Preparo destacou a atuação fundamental dos militares da Aviação de Reconhecimento no apoio aos desastres naturais ocorridos no Rio Grande do Sul recentemente, evidenciou a evolução da Aviação de Reconhecimento ao longo da história e destacou a importância do evento para a FAB.

“É motivo de muito orgulho para o COMPREP e para a Força Aérea Brasileira estarmos reunidos na RAREC 2024, pois damos muito valor ao que é discutido aqui e principalmente à troca de experiências entre os esquadrões desta importante Aviação. A história dos grandes conflitos nos ensina que aquele que detém mais informações tem maiores chances de ter êxito no campo de batalha”, enfatizou o Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic.

Ao final da cerimônia militar, a tropa dos esquadrões de Aviação de Reconhecimento, comandada pelo Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira, desfilou em continência ao Comandante de Preparo.

Fotos: Soldado Kassiel / BASM

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter