Seul ameaça interceptar foguete norte-coreano

   

A Coreia do Sul anunciou ontem (26) que pode interceptar um foguete norte-coreano que deve ser lançado em abril, caso ele entre em seu espaço aéreo.

Os EUA afirmam que o disparo testará mísseis capazes de transportar uma ogiva nuclear. A Coreia do Norte diz que busca colocar um satélite em órbita.

 O iminente lançamento tem roubado a atenção da cúpula de segurança nuclear, que reuniu ontem representantes de 60 países em Seul. "Estamos estudando medidas como rastrear ou abater partes do míssil norte-coreano, caso ele desvie de sua trajetória normal e viole o espaço aéreo da Coreia do Sul", afirmou Yoo Wonshik, porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano. "Só podemos ver [o lançamento norte-coreano] como um ato muito inconseqüente e provocativo", completou o militar.

 Outro país que prometeu tomar medidas contra o disparo norte-coreano é o Japão. O governo japonês pretende manter mísseis terra-ar no centro de Tóquio em prontidão contra o possível lançamento de um foguete de longo alcance pela Coreia do Norte, disse o ministro da Defesa japonês, Naoki Tanaka. Além da instalação de uma bateria antimísseis na capital, sistemas de proteção serão colocados nas ilhas ao sul de Okinawa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter