EUA prorrogam mobilização de batalhão na Lituânia

Os Estados Unidos manterão um batalhão blindado na Lituânia ao menos até o início de 2026, disse nesta sexta-feira (14) um alto funcionário lituano em Washington, destacando a persistente ameaça que a Rússia representa. O batalhão está mobilizado na cidade de Pabrade, próxima à fronteira com Belarus, desde 2019.

Após uma reunião em Bruxelas entre o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, e seu homólogo lituano, Arvydas Anusauskas, este último mencionou em nota à imprensa a "manutenção da presença militar americana na Lituânia". Lituânia, junto com a Polônia e os demais países bálticos, Letônia e Estônia, estão na linha de frente do apoio à Ucrânia desde a invasão russa desse país em 24 de fevereiro.

A invasão reavivou os temores de um ataque russo no flanco oriental da Otan, aliança da qual os países bálticos fazem parte. Em declarações à imprensa em Washington, Kestutis Budrys, assessor de Segurança Nacional do presidente lituano, considerou improvável um ataque russo contra a Otan, mas afirmou que "as (forças russas) não estão enfraquecidas ao ponto de mudar o nível de ameaça à Aliança".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter