Foi realizada, nas dependências do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, no dias 26 e 27 de abril, a reunião inicial de planejamento da Operação “Fraterno XXX”. Essa tradicional Operação busca estreitar o relacionamento e ampliar o conhecimento profissional entre as Marinhas da Argentina e do Brasil, além de aprimorar o nível de adestramento das unidades envolvidas.
Para o ano de 2012, à princípio, a Operação ocorrerá na Amazônia Azul, em uma área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), no período de 27 de agosto a 11 de setembro de 2012. Estão programados eventos protocolares nos portos e diversos exercícios no mar, dos quais participarão cinco meios navais e dois aeronavais da Marinha do Brasil, e dois meios navais e um aeronaval da Armada da Argentina. No mesmo período da Operação, também, está prevista a realização de exercícios anfíbios com a participação de fuzileiros navais de ambas as Marinhas. As atividades estarão a cargo da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha do Brasil.
Na reunião, foram realizados acertos operativos e logísticos afetos aos eventos a serem programados e definidos pontos importantes sobre a agenda protocolar a ser cumprida nos portos visitados. Nessa ocasião, a Armada Argentina foi representada por dois Oficiais Superiores pertencentes ao Comando Del La Flota de Mar.
Na manhã do dia 7 de setembro, está previsto o término da fase de mar da Operação, quando será realizado um desfile naval pela orla da cidade do Rio de Janeiro, para marcar as comemorações alusivas ao Dia da Pátria.