Rio 2016: Defesa, Justiça e Abin iniciam ações de sensibilização da população contra ameaças terroristas

A partir desta quinta-feira, a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, a Secretaria Extraordinária para a Segurança de Grandes Eventos e o Ministério da Defesa iniciarão um esforço conjunto com objetivo de alertar forças de segurança e representantes da sociedade sobre possíveis ameaças relacionadas a ações terroristas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

As atividades compreenderão ciclos de palestras que abordarão noções do terrorismo contemporâneo, estrutura brasileira de enfrentamento a eventuais ameaças, procedimentos de prevenção adotados internacionalmente e protocolos a serem seguidos pelos órgãos de segurança. A meta é fazer com que as pessoas envolvidas estejam mais atentas e aptas a detectar e informar situações incomuns e atitudes suspeitas, multiplicando a capacidade de reação dos órgãos de segurança.

Além de capacitar agentes de segurança pública, a iniciativa, denominada Estágio de Percepção de Ameaças Terroristas (Epat), permitirá orientar profissionais que exerçam atividades diretamente envolvidas no evento esportivo, como trabalhadores de redes hoteleiras, funcionários de empresas de ônibus e metrô, guardas municipais, integrantes da administração de pontos turísticos, motoristas de táxi e voluntários do Comitê Organizador Rio 2016.

As palestras serão ministradas por militares, oficiais de inteligência e policiais federais que, no futuro, participarão do Comitê Integrado de Enfrentamento ao Terrorismo (CIET), estrutura que reunirá toda capacidade de reação do País às ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos.

O Epat é resultado do esforço de integração interagências para enfretamento ao terror. As atividades de sensibilização serão iniciadas em São Paulo e  serão estendidas a todas as cidades-sede do futebol, além do Rio de Janeiro.

Outras informações podem ser obtidas nas Assessorias de Comunicação dos órgãos envolvidos:

Abin:
acom@abin.gov.br – (61) 9821-1387

Ministério da Defesa / Comando Militar do Sudeste:
imprensa.cmse@gmail.com – (11) 3888-5253/5656/5347

Polícia Federal:
imprensa@dpf.gov.br
 – (61) 2024-8142

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter