Na travessia, o navio recebeu três homens resgatados à deriva no litoral do Rio de Janeiro
Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Vanessa Mendonça – Santos – SP
As ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), empreendias pela Marinha do Brasil (MB) no litoral paulista, ganharam o reforço do Navio-Patrulha “Gurupi”, que chegou ao Porto de Santos, na tarde de hoje (14), para apoiar o patrulhamento e a fiscalização de embarcações na região.
Durante sua navegação, o navio foi acionado em caráter emergencial para o resgate de três navegantes, que foram trazidos para o cais da Capitania dos Portos de São Paulo para atendimento médico.
Os três homens estavam, há três dias, à deriva em um bote de alumínio próximo a Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, quando foram encontrados ontem (13), pelo navio mercante “Bow Atlantic”, que se dirigia a Santos. Eles foram resgatados com sinais de desidratação e receberam os primeiros socorros ainda no navio mercante. Posteriormente, o Comando do 8º Distrito Naval foi informado do resgate, e acionou o Navio-Patrulha “Gurupi”, que trouxe os navegantes para terra firme.
De acordo com o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste, Capitão de Fragata Carlos Eduardo, o trabalho coordenado nas operações de busca e salvamento foram essenciais para o sucesso da missão. “Um agradecimento especial ao comandante do navio mercante pela sua proatividade, pela valorização da salvaguarda da vida humana no mar, e também para a Praticagem aqui de São Paulo, que proporcionou a transferência dos náufragos do navio mercante para o Navio-Patrulha Gurupi, que estava em deslocamento para atuação aqui na região”, declarou.
Serviço de Busca e Salvamento
O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) tem a missão de prover o resgate de pessoas em perigo em águas interiores e na área marítima sob responsabilidade brasileira. Os militares da MB, integrantes do SALVAMAR, estão sempre preparados e estrategicamente posicionados, 24 horas por dia, para prestar auxílio, atendendo aos pedidos de socorro provenientes dos sistemas de comunicações e do número telefônico 185. O SALVAMAR conta com navios de socorro, podendo, ainda, valer-se de todos os outros navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, de órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo marítimo atinentes a responsabilidade da salvaguarda da vida humana no mar e nas hidrovias interiores.
Aplicativo NAVSEG contribui para a segurança da navegação
O NAVSEG é um aplicativo desenvolvido pela Marinha, disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS, que permite ao navegador informar o plano de viagem e à MB monitorar o trajeto da embarcação em tempo real, acompanhando sua movimentação desde a partida até a chegada ao destino. Com esta funcionalidade, o NAVSEG contribui, significativamente, para a salvaguarda da vida humana, minimizando riscos e fornecendo informações fundamentais para MB prestar socorro tempestivo em casos de necessidade.
Fonte: Agência Marinha de Notícias