Sistema de Mobilização treina capacidades durante Operação Amazônia

Responsável por manter o país preparado para agir diante de uma eventual agressão estrangeira, o Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB) participou, nesta semana, das atividades da terceira edição da Operação Amazônia, que tem como objetivo aperfeiçoar a logística e os métodos operacionais das Forças Armadas.

Ao participar desse tipo de exercício militar, feito para aprimorar a atuação integrada das três Forças Armadas, os integrantes do Sinamob puderam acompanhar de perto a execução de uma operação de adestramento conjunto, tendo acesso às técnicas utilizadas e à logística adotada na região Amazônica, especialmente nas áreas de energia, comunicações, saúde e transporte.

“Pudemos tomar conhecimento dos problemas da infraestrutura logística da região e, também, da percepção dos processos e do modo de atuação das Forças Armadas”, explica o gerente da Sessão de Mobilização Nacional, coronel Antônio Accioli. “Essa ação permite a inserção de atores governamentais civis nos planejamentos sob o encargo do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas”, explicou.

Iniciada na última sexta-feira (10), a Operação Amazônia seguirá até próximo dia 21/10 nas cidades de Manaus, Boa Vista (RR) e Normandia – a cerca de 180 km da capital de Roraima, e reúne 4 mil militares das forças singulares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter