20 de Abril, 2016 - 10:30 ( Brasília )

Terrestre

País é extremamente grato a vocês, diz Dilma sobre Dia do Exército

A presidenta Dilma Rousseff divulgou, nesta terça-feira mensagem por ocasião do Dia do Exército Brasileiro

A presidenta Dilma Rousseff divulgou, nesta terça-feira (19), mensagem por ocasião do Dia do Exército Brasileiro. A data remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648,  marca da luta brasileira contra a dominação holandesa.

No texto, a presidenta destaca que o País é extremamente grato ao Exército pela permanente demonstração de abnegação, de confiabilidade e de eficiência no cumprimento de seu dever constitucional.

Confira, abaixo, a íntegra da mensagem:

O Exército Brasileiro comemora hoje 368 anos de existência. Uma história feita de bravura e de grandes serviços à Pátria e que se confunde com a formação da nossa nacionalidade, na exata medida em que a vida dos nossos soldados insere-se na sociedade a que servem e da qual provêm.

Neste ano, rememoramos, também, os 150 anos da participação brasileira nas batalhas de Tuiuti e Ilha de Redenção, importantes episódios do maior conflito armado da história da América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança. Nosso Exército desempenhou papel central na condução da solução militar do conflito e consolidando-se como instituição comprometida com os destinos da Pátria e da sociedade.

As brasileiras e os brasileiros sabem que podem contar com o Exército Brasileiro. Além de manter seus efetivos preparados para o cumprimento da missão constitucional de defesa da pátria e de garantia da lei e da ordem, nossa Força terrestre tem papel decisivo na execução de obras de engenharia por todo o País e em atividades de apoio em calamidades públicas, emergências sociais e campanhas de saúde pública.

Nesse âmbito, vale destacar a participação fundamental do Exército no esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, assentada na credibilidade e na confiança nele depositadas pela sociedade. Lembro ainda do apoio às comunidades indígenas da região Amazônica e à distribuição de água na região Nordeste, atividades que muito bem caracterizam a mão amiga desta secular Instituição.

No segundo semestre, sediaremos os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O Exército Brasileiro, integrado à Marinha e à Força Aérea, desempenhará um papel essencial na condução das ações de defesa e, também, na conquista de medalhas para o Brasil, por intermédio do Programa Atleta de Alto Rendimento das Forças Armadas.

Em âmbito internacional, a participação do Exército Brasileiro nas missões de paz é motivo de orgulho para todos nós. Nos dias de hoje, no comando do componente militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a Minustah, o Exército se faz presente, representando o Brasil e cumprindo as missões que a ele são designadas.

Faço também referência ao atual processo de transformação do Exército Brasileiro, com o desenvolvimento dos Projetos Estratégicos que miram para o futuro e buscam dotar a Força Terrestre da necessária capacidade operacional e de dissuasão extrarregional. Esses projetos são também importantes indutores do fomento do parque industrial brasileiro, em especial de nossa indústria de defesa. Por isso, mesmo em um cenário fiscal adverso, temos buscado garantir, no âmbito do Ministério da Defesa, os recursos necessários à continuidade dos projetos estratégicos de todas as Forças.

Tenho certeza de que todos os brasileiros e brasileiras se juntam à minha voz, neste 19 de abril, para parabenizar o Exército. Saibam que o País é extremamente grato a vocês pela permanente demonstração de abnegação, de confiabilidade e de eficiência no cumprimento de seu dever constitucional.

Parabéns Exército Brasileiro!