EB / CMS – Operação Imembuí II

 Operação Imembuí II, tem poro objetivo principal o adestramento dos oficiais dos Estado-Maiores (EM) das Grandes Unidades (Brigadas) e Artilharia Divisionária (AD) no processo de tomada de decisão em um cenário de operações continuadas.
 

1ª Bda C Mec

Santiago (RS) – No período de 6 a 10 de julho, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participou dos Jogos de Guerra da 3ª Divisão de Exército, Operação Imembuí II. O Exercício foi realizado no Centro de Adestramento e Simulação, e teve como principal objetivo instruir as Organizações Militares participantes e aperfeiçoar o processo de avaliação do adestramento.

 

27º GAC

Ijuí (RS) – Nos dias 6 a 10 de de julho, o 27º Grupo de Artilharia de Campanha participou da Operação Imembuí. A Operação consistiu na execução de um Jogo de Guerra aplicado pelo Comando Militar do Sul para adestrar a 3ª Divisão de Exército e foi realizado no Centro de Adestramento e Avaliação Sul (Santa Maria/RS).

A Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército instalou uma célula de fogos, gerenciada pelo Elemento de Coordenação do Apoio de Fogo, no Centro de Operações Táticas da 3ª DE. O 27º GAC recebeu uma missão tática não padronizada e atendeu os pedidos de tiro do Centro de Operações Táticas da AD/3, que estava operando nas instalações do Simulador de Apoio de Fogo (SAFO).

 

13º GAC

Cachoeira do Sul (RS) – No período de 6 a 10 de julho, o 13º Grupo de Artilharia de Campanha participou da Operação Imembuí – Exercício de Simulação de Combate, realizado pela 3ª Divisão de Exército e conduzido no Centro de Adestramento e Avaliação Sul, localizado em Santa Maria/ RS.

O objetivo principal da Operação foi adestrar os oficiais dos Estado-Maiores das Grandes Unidades (Brigadas) e da Artilharia Divisionária da 3ª DE no processo de tomada de decisão em um cenário de operações continuadas. A Operação Imembuí teve por finalidade também validar o sistema de simulação COMBATER, desenvolvido pelo Centro de Operações Terrestres (COTer).
 

6º RCB – Exercício de Longa Duração

Alegrete (RS)A 7ª Subunidade Escolar da Escola de Sargentos das Armas, sediada no 6º Regimento de Cavalaria Blindado, realizou o 1º Execício de longa Duração, no período de 6 a 10 de julho. A atividade foi realizada na Área de Instrução General Távora, pertencente ao 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, na região do Arroio Caverá, conforme o previsto no Calendário Geral do Período Básico.

No Exercício, foram ministradas instruções diurnas de Marchas e Estacionamentos, Montagem/Desmontagem do Acampamento, Pista de Primeiros Socorros, Observação, Utilização do Terreno para Progressão no Combate, Abrigos Improvisados, Transposição de Obstáculos, Rapel e Camuflagem; e noturnas de Utilização do Terreno para Progressão no Combate, Orientação, Pista do Esclarecedor/Mensageiro, Processos Expeditos de Orientação e Bivaque.
 

CMS – 3ª Reunião de Comando 2015

Porto Alegre (RS)Nos dias 13 e 14 de julho, no QG do CMS, acontece a 3ª Reunião de Comando do Comando Militar do Sul. O encontro tem como objetivos difundir assuntos tratados na 300ª Reunião do Alto Comando do Exército, discutir aspectos relativos à instrução, à logística e às atividades administrativas para este ano, além de coordenar a execução do adestramento 2015.

Participam do evento, o General Mourão, Comandante Militar do Sul, os Comandantes dos Grandes Comandos do CMS, o Chefe do CCOp CMS, o Chefe do Estado-Maior do CMS e o Comandante da 8ª Bda Inf Mtz.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter