Combate Urbano – Exército Brasileiro faz simulação em Três Barras

Fábio Rodrigues
Jornal Correio do Norte
Canoinhas-SC

Na semana passada, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro realizou exercícios militares em Três Barras em SC. Aproximadamente 200 homens e 20 viaturas tra­balharam nas simulações de operações.

A Operação Quedas do Iguaçu teve atividades como o esta­belecimento de uma base de combate na sede do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), transposição do rio Negro com tropa apoiada pela Engenharia do Exército e si­mulação de combate urbano, no centro de Três Barras.

O movimento dos militares, com participação das Uni­dades Militares do Exército sediadas no Paraná, chamou a atenção da população nos dois primeiros dias da operação, 18 e 19. Na segunda-feira, 18, os militares fizeram um treina­mento nas ruas de Três Barras, para simular a operação na terça-feira. Para a estagiária Thalita Jascuf, é interessante ver como acontecem os trei­namentos. “Pelo que lembro, esses treinamentos sempre aconteceram em outras lo­calidades do município, mas nunca uma simulação na área urbana”, afirma.

Para ela, a movimentação dos militares não trouxe nenhum ponto negativo. “Foi bem legal ver todos esses carros blinda­dos e a balsa no rio Negro.” Caminhões, tanques de guerra e motos de escolta da Polícia do Exército participaram da simulação.

Sexta dia 22 foi o último dia dos exer­cícios militares da operação. Segundo comunicado oficial, as atividades visavam a manutenção do adestramento da tropa em ambiente urbano e rural, mas também para se aproximar da comunidade de Três Barras.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter