03 de Outubro, 2016 - 11:50 ( Brasília )

SOF

Em Manaus, CIGS realiza o Estágio Internacional de Operações na Selva


O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realiza, entre os dias 12 de setembro e 14 de outubro, o Estágio Internacional de Operações na Selva (EIOS) para militares de quinze países. Serão quatro semanas de instruções, divididas em três fases: Vida na Selva, Técnicas Especiais e Operações. Todas as instruções serão ministradas no idioma inglês.

Os países que participam do Estágio são: Canadá, Estados Unidos da América, China, Japão, Bolívia, Polônia, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Índia, Sri Lanka, Nigéria, Guiana, Vietnã e Portugal.

EIOS: Técnicas de Vida na Selva

A primeira semana, de 12 a 18 de setembro, foi de mobilização e ambientação. Nessa semana, os estagiários foram recebidos no Centro, prepararam seus equipamentos e cumpriram os protocolos de segurança do CIGS, realizando testes físico, medição antropométrica, teste psicológico e inspeção de saúde.

Em seguira, foram transmitidas informações necessárias sobre o Estágio e realizada uma aclimatação.

Após o cerimonial que marcou o início das atividades, os estagiários foram para a Base de Instrução Nº 02 (Base Plácido de Castro), onde tiveram instruções sobre obtenção de água e fogo, pernoite isolado, capturas de ofídios, abrigos improvisados, alimentos vegetais e animais, caça, orientação utilizando bússolas no interior da floresta e sobrevivência.

Na próxima semana, ocorrerá a fase de técnicas especiais, na qual os estagiários terão instruções de natação, módulos de tiro, técnicas aeromóveis, luta Krav Magá, infiltração aquáticas, dentre outras.

Artigos recomendados DefesaNet:

Centro de Guerra na Selva do Exército reforça laços internacionais [Link]

Brazil’s Jungle Warfare Training Center Strengthens International Ties [Link]

Defesa: “Brasil tem a melhor escola de guerra na selva do mundo” [Link]

CIGS - O russo trapalhão [Link]

Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) completa 50 anos [Link]

CIGS - Modelo no mundo, curso faz soldados virarem guerreiros [Link]

CIGS - Entrevista Cel Gelio Fregapani [Link]