Arena Abese Conecte-se apresenta o futuro da segurança eletrônica na Exposec 2020

Exposec 2020 contará com um pólo de inovações para Segurança Eletrônica, a Arena Abese Conecte-se. O espaço reunirá, sob a curadoria da Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, realizadora do evento, uma Ilha de Engajadores IoT e outra Ilha de Startups de Segurança, além do Abese Talks – palestras com os principais especialistas do segmento, autoridades públicas e gestores de segurança  – que este ano contarão com uma área especial no local.

A Arena abordará como reforçar a integração entre segurança pública e segurança privada para a implementação de novas práticas que possibilitem avançar além dos muros, uma tendência mundial que já é utilizada como modelo para projetos nacionais pioneiros, como o Programa Abese São Paulo Inteligente, que colabora com  os projetos Pilotos implementados em 2019 com videomonitoramento do entorno do Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina, e do Shopping Eldorado.

Após o sucesso do espaço no ano passado, os visitantes podem esperar para a edição de 2020 tendências e experiências imersivas. “A Arena representa a revolução do mercado de segurança eletrônica. Durante os três dias promoveremos a integração entre os visitantes, as tecnologias, a segurança pública e os stakeholders de Internet das Coisas”, comenta a presidente da Abese, Selma Migliori.

Abese Talks
Para o espaço, a associação preparou uma programação de apresentações, palestras e entrevistas que acontecerão no palco Abese Talks. O primeiro dia do evento contará com o debate sobre Políticas Públicas de Inovação com a presença do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Secretário de Telecomunicações, Vitor Elisio Góes De Oliveira Menezes. Além da Senadora Daniella Velloso Borges; e a Secretária de Desenvolvimento Econômico Governo do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva.

O segundo painel do dia abordará o tema da Segurança Além dos Muros. Para a discussão, a arena receberá o Secretário Executivo da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo, e o Comandante do 23º Batalhão, Tenente Coronel Larry de Almeida Saraiva. Outros participantes confirmados são: o Coordenador Comitê de Gestores de Segurança, Josué Paes, além de representantes do Metrô de São Paulo, Shopping Eldorado e USP.

Haverá  ainda um aprofundamento sobre o avanço de Smart Cities no Brasil, com a moderação do Coordenador de Cidades Inteligentes do CPQD, Maurício Casotti, e a participação do Coordenador da Câmara de Cidades Inteligentes 4.0, Rodrigo Gebrim, do Presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, e  do Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande, Lucas Ribeiro.

No segundo dia de evento, o palco Abese Talks receberá o painel sobre Tecnologias para Segurança Eletrônica com representantes da Rede Nacional de Pesquisa, do grupo American Tower, Intel e também da Microsoft Corp. Já o painel seguinte tratará sobre cibersegurança com especialistas no tema: o Consultor Jurídico,  Lázaro de Sá; Consultor Aissa Tecnologia da Informação, Caio Kalawatis, que falará sobre LGPD; o Gerente CPQD, José Reynaldo Formigoni Filho; e o Gerente de Segurança Cibernética RN, Emilio Nakamura.

A programação do último dia será voltada para a educação. O primeiro painel tecerá sobre Segurança Eletrônica nos Centros de Inovação e de Tecnologia e receberá representantes de diferentes entidades educacionais, inclusive Marcelo Zuffo, coordenador do CITI-USP, plataforma para projetos multidisciplinares amplamente disponíveis para utilização por parte da comunidade científica da Universidade de São Paulo. E o segundo debate acontecerá sobre a intersecção entre Educação e Inovação para Segurança Eletrônica, com a presença de Roseli de Deus, vice presidente da mesma plataforma; e o Coordenador do Núcleo de Inovação em Negócios e Empreendedorismo (NINE) do Instituto Mauá, Ângelo Zanini.

Ilha de Engajadores IoT e Ilha de Startups
A Internet das Coisas (IoT) ganhou espaço nas soluções de segurança e já se tornou um dos principais investimentos do setor. A combinação de dados de diversos dispositivos integrados que podem ser gerenciados a partir da rede, agiliza processos de atendimento, manutenção, além de possibilitar aplicações como Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning e também Blockchain – que desenham o futuro da segurança pública e particular. Para promover o debate sobre IoT com o mercado, a Arena Abese Conecte-se reunirá 14 empresas e especialistas na Ilha de Engajadores IoT.

Estarão presentes representantes do programa Terra2 Inova e instituições de ensino como Mackenzie, Fundação Santo André e o curso de engenharia do Instituto Mauá. A ilha também contará com iniciativas federais propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e também dos municípios de Campina Grande e Fortaleza.  Entre os institutos de pesquisa, estão confirmados o CITI-USP e o CPQD, além do Fórum Brasileiro de IoT e o Comitê Economia 4.0 (OEB).

Ainda atenta às evoluções que as novas tecnologias proporcionam à segurança eletrônica, a Abese selecionou seis startups com tecnologias e modelos de negócio emergentes em Segurança – para apresentar soluções disruptivas e funcionais para o mercado nacional ou global na Ilha de Startups. Dentre as novidades estão soluções baseadas em Internet das Coisas, Drones, entre outras tecnologias que já estão prontas para serem colocadas em prática.

A Exposec – Feira Internacional de Segurança, acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os dias 14 e 16 de abril. O evento é gratuito para profissionais do setor de segurança e para se inscrever, acesse: http://exposec.tmp.br

Serviço:
Exposec – 23ª Feira Internacional de Segurança
Data: 14 a 16 de abril de 2020
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter