Inaugurado prédio principal do Estaleiro de Construção do PROSUB da Marinha

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (12) em Itaguaí (RJ), a Marinha do Brasil deu mais um passo decisivo para a implantação de seu Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Foi inaugurado, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, o prédio principal do Estaleiro de Construção, onde os submarinos do projeto – quatro convencionais e um à propulsão nuclear – serão montados. A cerimônia teve a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Dilma Rousseff saudou todos os trabalhadores envolvidos na empreitada, chamando-os de heróis. “Esta inauguração é mais um passo para fazer de Itaguaí um polo industrial e tecnológico”, disse. E completou: “A Marinha fez com que o Brasil integrasse o seleto grupo de países que detém tecnologia para a construção de submarinos”. Ao todo, o PROSUB conta com investimentos de R$ 28 bilhões de reais.

A presidenta destacou que, mesmo sendo uma nação pacífica, o Brasil precisa de meios efetivos para assegurar a defesa nacional. “A Amazônia Azul guarda as riquezas do pré-sal. Por isso, a Força Naval tem de estar adestrada e bem equipada”, afirmou.

Missão

Para o ministro da Defesa, Celso amorim, “a missão dos submarinos que passarão pelo Estaleiro será dissuadir as ameaças que alcancem nossa soberania pela via marítima”. Ele explicou que o primeiro submarino convencional já está sendo desenvolvido no complexo naval de Itaguaí e o à propulsão nuclear “ganha contornos definitivos” em São Paulo.

Amorim destacou ainda que, graças ao PROSUB, o Brasil é hoje um dos poucos países do mundo que tem a tecnologia de enriquecimento nuclear, que como manda a Constituição, será usada para fins pacíficos. E finalizou: “A Marinha do século XXI deverá estar plenamente capacitada a negar o uso do mar a forças hostis”.

No evento, Dilma recebeu das mãos do comandante Julio Moura Neto uma maquete do Estaleiro. Ademais, duas funcionárias da obra, Alcineia Couto Silva e Creuza Dias Pereira, entregaram flores para a presidenta. Os presentes assistiram ao descerramento da placa de inauguração do prédio e da Seção de Qualificação – que tem por finalidade testar e homologar os processos produtivos de fabricação do casco resistente, antes de aplicá-los definitivamente aos submarinos.

Geração de empregos

O comandante da Marinha ressaltou a magnitude do projeto. “A dimensão do prédio permitirá construir e montar, simultaneamente, duas unidades do veículo naval. O programa dotará o país de invejável poder de dissuasão”, afirmou.  Moura Neto falou, também, que o PROSUB tem como princípios a transferência de tecnologia e a geração de 9 mil empregos diretos e 32 mil indiretos, além do reforço da Base Industrial de Defesa.

Estiveram na cerimônia de inauguração presentes os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso; o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota; e demais autoridades civis e militares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter