Michel Temer – Almoço com 198 oficiais-generais e a “coragem de decidir” do Brig Rossato

“ALMOÇO COM EXMO. SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA”

PALAVRAS DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA

Brasília, 18 de dezembro de 2017.

“Qual é a força de alma necessária para empreender, com uma plena avaliação das consequências, uma dessas grandes batalhas das quais dependerão o destino de um exército, de um país, ou a posse de um trono?

Raramente são encontrados generais ansiosos por entrar em uma batalha. Eles de fato tomam suas posições, se estabelecem, analisam suas combinações. Mas começam então suas indecisões. E não há nada mais difícil e, no entanto, mais precioso do que saber decidir.”

Nesta citação, Napoleão Bonaparte definiu um de seus mais expressivos dogmas de fé: não há nada mais precioso do que saber decidir!

O processo evolutivo de uma nação passa por uma sequência inexorável e contínua de decisões. No Brasil, como em todos os outros países, os planos de ação escolhidos são eleitos dentre variados cenários, ambientes, análises e fatores.

Brigadeiro Nivaldo Rossato proferindo seu discurso

Este, certamente, é um dos momentos agradáveis de nossas existências. Reunimo-nos, a cada final de ano, neste almoço de confraternização, onde, reafirmando os laços de amizade e abraçando velhos companheiros das Forças co-irmãs, revivemos instantes inesquecíveis de nossas carreiras, ao mesmo tempo temperados pelos problemas vividos ao longo do ano que se finda, e ansiosos pelos desafios que nos acenam no futuro próximo.

Esta é a nossa vida! Temos o privilégio e a honra, nós todos, de dirigirmos os destinos das nossas Forças Armadas, orientando os mais jovens com firmeza e exemplos demonstrados no cotidiano.

Como oficiais-generais somos todos responsáveis pela manutenção da ordem, da hierarquia, da lealdade, do respeito, da disciplina e do perfeito entendimento, em seu mais alto nível, da tarefa constitucional de nossas Instituições.

O passado nos fala dos nossos precursores, de suas dificuldades e de seus problemas, mas também nos faz relatos de suas vitórias.

Com efeito, é delicado o momento atual vivido pelo povo brasileiro. Por isso, devemos, neste tempo de festas natalinas, analisar o que passamos; os problemas surgidos e as soluções encontradas, a fim de nos prepararmos para enfrentar dificuldades futuras, deixando, para aqueles que nos sucederem, as lições extraídas do momento presente.

Por esse motivo, Senhor Presidente, guardados em nossos corações e alimentados por nossas mentes indagadoras, é que dizemos da alegria e da honra em proclamarmos a certeza dos homens e mulheres, profissionais do mar, da terra e do ar, de que todos devemos participar do enorme esforço desenvolvido em seu governo, com o fito de oferecer ao nosso País a oportunidade de transformar-se em uma sociedade mais justa, com um povo mais feliz.

As Forças Armadas, graças ao incansável trabalho desenvolvido pelo Senhor Ministro da Defesa Raul Jungmann e o seu Ministério, assim como todos os nossos efetivos, aqui representados pelos senhores oficiais-generais, voltaram-se para o cumprimento das metas propostas em nossas diretrizes e, juntos, enfrentamos, no transcorrer deste ano, desafios de toda ordem e em todas as áreas.

Podemos perceber, portanto, que o ano foi difícil. No entanto, fizemos o que nos foi possível e continuaremos a realizar, pois, em época de crise, usa-se a imaginação, buscam-se processos ainda mais econômicos, evita-se o desperdício, priorizam-se metas e o resultado acaba sendo minimante aceitável.

Estamos conscientes de que os desafios não cessarão com o findar deste ano. Mas há em nós a vontade de vencer. Revigora-nos a lembrança de momentos mais difíceis do que o atual, e que foram ultrapassados pelos que nos legaram Forças Armadas como hoje são: queridas, admiradas e respeitadas. Conquista de homens que fizeram delas três nobres altares, onde depositaram os mais altivos ideais, as virtudes e os valores morais e profissionais, ao lado de suas esperanças e convicções.

Daí, inferimos a necessidade de, continuamente, alertarmos os nossos comandados, no sentido de estarem conscientes de nossa destinação constitucional. É nosso dever, como oficiais-generais, orientadores dos caminhos de nossas Instituições, levarmos aos integrantes de nossas organizações, uma mensagem de fé, de compreensão do contexto externo e interno, relembrando-lhes o quanto espera de nós o Brasil e que a eficiência, a lealdade, a honra, o dever e a firmeza de propósitos são as ferramentas de que o soldado necessita para sair vitorioso em qualquer combate.

Senhor Presidente,

Este era um dos dogmas de fé de Napoleão Bonaparte: não há nada mais precioso do que saber decidir!

As suas decisões não têm receio do futuro e Vossa Excelência não tem medo de ter coragem e está convicto de que a batalha nacional não se vence se não estivermos todos dentro dela. A sua lide continuará sendo a de perceber qual o caminho seguro e quais os melhores processos para conduzir os que dependem da sua liderança, das suas decisões, “pois não há nada mais precioso do que saber decidir!”

Que o final de ano propicie a Vossa Excelência o descanso merecido entre batalhas.

O Natal se aproxima, as luzes de 2017 começam a se apagar, a humanidade prossegue em sua marcha, desenvolvendo potencialidades, crescendo e aprimorando conhecimentos.

Desejo a todos muita harmonia. Que este Natal venha a ser, no seio da família militar brasileira, de paz, de compreensão e de solidariedade.

Que 2018 seja confortador, trazendo a todas às senhoras e aos senhores toda a sorte de realizações pessoais e profissionais.

Senhor Presidente,

Este momento é privilegiado. Daqui partiremos revigorados pelo estímulo transmitido na convicção de suas ideias, incentivando-nos a prosseguirmos no compromisso que estabelecemos com o futuro do Brasil.

Um feliz Natal!

Muito obrigado.

Tenente-Brigadeiro do Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO

Comandante da Aeronáutica

Presidente Michel Temer aos comando da aeronave de transporte Multimissão KC-390, junto com o preidente da EMBRAER Defesa & Segurança, Jackson Schneider. Foto – FAB

Vídeo apresentado durante o evento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter