NOTA COVID DN – Militares são Voluntários para Missão de Resgate

NOTA COVID DN 01   

22 Março 2020 

 

DefesaNet está lançando um novo canal informativo, trata-se do “NOTAS COVID DN”. Serão NOTAS com mensagens voltadas para análise ou informações e também conclamações, que repassamos aos nossos leitores e autoridades.

Junto às NOTAS, que poderão ser várias ao dia, continuaremos publicando a Newsletter, com análises mais detalhadas, ambas enviadas via e-mail e também disponíveis no site DefesaNet.

O cadastro na homepage do DefesaNet Lado Direito Superior.

 

Militares são Voluntários para Missão de Resgate

 

Tripulações da Força Aérea Brasileira apresentaram-se como voluntários para missões de resgate de brasileiros no exterior. O Chanceler Ernesto Araújo informou, no domingo (22MAR2020), que há 6.000 compatriotas retidos em vários lugares do mundo. Em Portugal são 2.000 aguardando retorno. Outro país crítico é o Peru, e há brasileiros em quase todos os países da América Latina.

O Grupo de Transporte Especial (GTE), que opera as aeronaves presidenciais e também todos os jatos executivos, que atendem aos três poderes, está com suas aeronaves nos hangares, já que o voo dos políticos reduziu-se a quase zero.

Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), baseado na ALA2 (Anápolis/GO), que opera as duas Aeronaves de Transporte Multimissão KC-390 recebidos pela FAB até o momento, segundo informações obtidas por DefesaNet, já tem duas tripulações formadas. Provavelmente mais duas tipulações disponíveis na EMBRAER Defesa & Segurança envolvidos no desenvolvimento da aeronave.

Embora a aeronave esteja ainda em fase de evolução doutrinária e operacional, todas as suas capacidades e potencialidades para o básico, Transporte de Pessoal, JÁ ESTÁ PLENAMENTE OPERACIONAL.

Depois do Fiasco de WUHAN, onde a FAB de pernas curtas, ressentiu-se da falta de uma aeronave transoceânica para o resgate dos brasileiros retidos na China, fruto das decisões tomadas pelos constrangimentos orçamentários.

Além do GTE e do 1º GTT temos aeronaves C-130H Hercules, no 2º GTT. O Brasil já viu constrangido a Fuerza Aerea Argentina (FAA) enviar dois C-130 Hercules para retornar seus patrícios do Peru. E o pequeno Uruguai também acionou o EMB120 Brasilia Presidencial em missões de resgate.

O Ministério da Defesa ativou, na última sexta-feira (20), o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19. Foram ativados também dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

Portanto Senhores Tenente-Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Senhor Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez Comandante da Aeronáutica, Cumpram  o DECRETO Nº 6.592, DE 2 DE OUTUBRO DE 2008, de Mobilização Nacional na sua alínea:

§ 1o São parâmetros para a qualificação da expressão agressão estrangeira, dentre outros, ameaças ou atos lesivos à soberania nacional, à integridade territorial, ao povo brasileiro ou às instituições nacionais, ainda que não signifiquem invasão ao território nacional. 

 

A HORA DE VOAR É AGORA!

NOSSOS CONTERRÂNEOS ASSIM PRECISAM.

AS GUARNIÇÕES ESTÃO PRONTAS SENHORES – É HORA DE AGIR!

Tuíte do Ministério Defensa Rgentina postado na noite de Domingo (22MAR2020).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter