Vale firma convênio com Marinha para compra de navio

A Vale informou nesta segunda-feira ter assinado um convênio de cooperação com a Marinha, a Petrobras e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para viabilizar a compra de um navio hidroceanográfico, que está entre as cinco melhores plataformas de pesquisa do mundo. A embarcação está em construção no exterior e estão adiantadas as negociações para a sua aquisição, de acordo com a mineradora. O valor total para a compra é de R$ 162 milhões, dos quais R$ 38 milhões virão da Vale.

Conforme o comunicado divulgado pela mineradora, o novo navio de pesquisa hidroceanográfico será equipado com o que há de mais avançado em tecnologia de experimentação marinha. "O objetivo é ampliar a infraestrutura embarcada existente no País, a geração de conhecimento e a formação de recursos humanos sobre o ambiente marinho na região do Atlântico Sul e Tropical e em águas internacionais contíguas, promovendo avanços das pesquisas nas áreas de Química, Geologia, Biologia e Física Marinha."

Ainda segundo a nota, a ênfase será nos trabalhos de levantamento de recursos minerais e bioprospecção em regiões com importância econômica e político-estratégica para o País, que poderão subsidiá-lo em pleitos nacionais em organismos internacionais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter