Fragata F-43 Liberal parte para o Líbano – UNIFIL

Nota DefesaNet – Detalhes Técnicos e históricos da Fragata Liberal F-43 Link


Fragata F-43 Liberal parte para o Líbano
 
“Nosso barco, nossa alma.”

Wayne dos Santos Lima

Especialista em Assuntos de Defesa Nacional e Segurança Pública

No último dia 10 de abril, o DefesaNet teve a honra de participar mais uma vez da cerimônia de envio de outra Fragata (a segunda) para  integrar a Força Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).
           
Naquele dia, ao que tudo indicava, o “convênio” entre São Pedro (que na cultura popular brasileira é o santo responsável por garantir boas condições climáticas) e a Marinha do Brasil parece ir de vento em popa, pois, a exemplo do que ocorreu quando do envio da Fragata União, a partida da Fragata Liberal se deu em um dia ensolarado com “céu de brigadeiro” e “mar de almirante”.
           
Conforme o planejado, após concluir seu tempo no Oriente Médio, a Fragata União deverá ser substituída pela Fragata Liberal, a qual tem sua chegada à região inicialmente prevista para o dia 11 de maio, foi adiada para o dia 15 de maio. Antes a Fragata Liberal fará escalas em Las Palmas-ESP, entre os dias 23 e 26 de abril e em Taranto-ITA, entre os dias 04 e 07 de maio.
           
Após a chegada ambas deverão operar na região por um período de aproximadamente uma semana, quando a experiência obtida pela tripulação da F-45 será repassada a F-43, além de códigos de radar, conhecimento da região, etc.
           
Assim como sua antecessora, a Fragata Liberal contará, além de seus 209 tripulantes de costume, com 19 Fuzileiros Navais, do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 09 Mergulhadores de Combate (DstMeC), totalizando 251 militares, todos da MB.
           
Atualmente a UNIFIL conta com a participação de 35 países, incluindo o Brasil, e mobiliza cerca de 12 mil militares e policiais, além de mil funcionários civis. A FTM é Comandada pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, da Marinha do Brasil.
           
O término da missão no Líbano e o retorno da Fragata Liberal ao Rio de Janeiro está previsto para dezembro de 2012.
           
Segundo o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, a Fragata Liberal, assim como a Fragata União, é um dos melhores meios da Força-Tarefa Marítima para operação naquela área. “Essa missão possibilita a contenção da chegada de armamentos não autorizados pelo Governo Libanês e, também, auxilia a Marinha do Líbano no seu preparo para fiscalizar suas águas.”
           
O Comandante da Fragata Liberal, Capitão de Fragata José Luiz Ferreira CANELA, possui 28 anos de vida militar, iniciando no EB aos 13 anos de idade, passando logo após para a MB.
           
De forma bem emocionada e demonstrando mal poder esperar pelo momento de zarpar, o Comandante nos externou seu orgulho, não apenas em estar a frente do Navio, mas de poder participar desta missão de paz tão importante no Oriente Médio levando esperança e ordem, onde elas teimam em não existir.
           
Lembrou dos eventos [1] ocorridos na região, durante o ano de 2006, que levaram a ONU a tomar as providências que culminaram com o envio das duas fragatas brasileiras, sendo também uma forma de mostrar ao mundo que o Brasil não está impassível diante dos acontecimentos que possam ameaçar a segurança internacional, possuindo os meios para atuar onde e quando necessário.
           
A UNIFIL, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, destina-se a contribuir com a segurança no território libanês impedindo, por exemplo, a entrada de armas ilegais nessa região. A participação do Brasil na FTM da UNIFIL, aprovada pela Câmara dos Deputados em 2010, possibilita a  Marinha do Brasil atuar com seus meios nesta Força-Tarefa.
           
O DefesaNet deseja a tripulação da Fragata Liberal F-43 sucesso nesta missão, destacando o orgulho de estarmos sendo representados perante a Comunidade Internacional pelos sempre competentes militares da MB.
 
Que o mundo conheça nosso barco! Que o mundo conheça nossa alma!
 
BRASIL!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter