Colômbia – Fragatas Classe Padilla Aprovadas

A THALES e a DCNS anunciaram o amplo programa de modernização das quatro fragatas da classe Almirante Padilla, da Marinha colombiana, concluindo com êxito o Teste de Aceitação Marítima do quarto navio. Assinado no inicio de 2009, o contrato tem a THALES como integradora líder de sistemas para a suíte de sistema de combate e comunicações e a DCNS como contratante principal.
 
A THALES e o estaleiro local, Cotecmar, instalaram e integraram nas quatro fragatas seu radar de vigilância SMART-S Mk2 e os sistemas de controle de armas eletro-óptica STING EO Mk2, de controle de armas optrônico MIRADOR, de medidas de apoio eletrônico VIGILE 200S, de comunicações e de lançamento de decoys SKWS Terma. Além disso, a Thales modernizou os sistemas de comunicação inteligente (COMINT) das embarcações Altesse.
 
“Este programa demonstra que a THALES é perfeitamente capaz de realizar um grande programa de modernização dentro do prazo acordado e atendendo os requerimentos do cliente. Também demonstra que modernizar plataformas existentes é uma boa maneira de ampliar consideravelmente seu ciclo de vida e melhorar substancialmente a capacidade dos navios”, afirma Aniss Aqallal, Diretor Geral da THALES na Colômbia. “Nosso êxito no programa Padilla ressalta o nosso forte comprometimento com a estratégia de Defesa da Colômbia, destacado pelo Ministro de Defesa, Juan Carlos Pinzón, durante o seu discurso na cerimônia final dos testes de aceitação”, completa.
 
De acordo com Pierre Legros, Vice-Presidente de Surface Naval Systems da DCNS, a bem sucedida modernização das fragatas demonstra a capacidade para dirigir a gestão geral do projeto do programa de modernização até a completa satisfação do cliente. “A DCNS se baseia na expertise do estaleiro Coctemar, que foi selecionado pela Marinha Nacional da Colômbia, e de seus parceiros, em primeiro lugar a THALES, respeitando o acordo de Governo a Governo assinado entre a França e a Colômbia”, afirma Legros.
 
Sobre a THALES

A THALES é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa & Segurança e Aeroespacial & Transportes. Em 2013, a empresa gerou uma receita de 14,2 bilhões de euros, com 67 mil colaboradores em 56 países. Com seus 25.000 engenheiros e pesquisadores, a THALES tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com
 
DCNS: Sea the Future

A DCNS acredita que o mar é fundamental para o futuro do nosso planeta. Como líder mundial em defesa naval e um inovador setor de energia, o Grupo está desenvolvendo tecnologia avançada e soluções para garantir o futuro e desenvolver de maneira sustentável o potencial do planeta. A DCNS projeta e constrói submarinos e combatentes de superfície, desenvolve sistemas associados e infraestruturas, e oferece uma gama completa de serviços para bases e estaleiros navais. Consciente de suas responsabilidades sociais corporativas, a DCNS foi um dos primeiros grandes grupos de defesa a conquistar a certificação completa na norma ISO 14001. O Grupo DCNS gera uma renda anual de 3,4 bilhões de euros, e emprega a 13.600 pessoas (dados de 2013) www.dcnsgroup.com

 


Dados Classe Almirante Padilla

Quatro Navios

F-51 Almirante Padilla
F-52 Caldas
F-53 Antioquia
f- 54 Independiente

Deslocamento 1.500 t
Armamento  8 Exocet MM40
1 canhão  76mm
2 canhões 40 mm
Anos de produção  82 – 83
Similar ao alemão HDW FS 1500
Produzidos em Kiel / Alemanha 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter