Demonstração do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado Scan Eagle

No período de 17 a 20 de fevereiro, foi realizada a demonstração do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) Scan Eagle. A aeronave foi lançada e recolhida diversas vezes do Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, na região de Cabo Frio (RJ), no período diurno e noturno.
 
Durante a demonstração, uma equipe de militares da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) submeteu o SARP Scan Eagle a diversos testes, a fim de verificar o desempenho do Sistema frente às particularidades da operação a bordo de navios.
 
O SARP Scan Eagle é um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de baixa altitude e alta persistência, classificado como um VANT categoria 2, de acordo com a padronização estabelecida pelo Grupo-Tarefa coordenado pelo Ministério da Defesa. Na configuração apresentada, o equipamento possui a capacidade de realizar voos de até 20 horas de duração, com alcance efetivo de até 100 km.
 
O VANT Scan Eagle, lançado e operado a bordo de navios da Marinha do Brasil, terá como propósito o emprego em missões de vigilância e controle de tráfego marítimo, esclarecimento e, principalmente, apoio às operações de patrulha naval e busca e salvamento.
 
A identificação de alvos não colaborativos em missões de patrulha é bastante eficiente quando realizada por um VANT, pois a aeronave não tripulada possui maior capacidade de ocultação, quando comparada a uma aeronave convencional.
 
Os testes com o SARP Scan Eagle foram coordenados pela DAerM e atingiram plenamente os propósitos estabelecidos pela Marinha do Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter