COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Aviação

08 de Dezembro, 2014 - 17:59 ( Brasília )

KC-390 Embraer faz primeiro teste em movimento - Vídeo

Testes do KC-390 em Gavião Peixoto obtidos pelo Jornal O Globo


RIO - Na última sexta-feira (05NOV14), o clima era de apreensão em Gavião Peixoto (SP), onde fica as instalações da EMBRAER defesa e Segurança e principal pista de testes da EMBRAER no Brasil. No asfalto, a aeronave de trasnporte KC-390 fazia seu primeiro teste em solo, ponto de partida para o voo inaugural de qualificação. A empresa já acionou os dois motores e parte dos principais sistemas de funcionamento da aeronave de transporte militar, cujo desenvolvimento custou R$ 4,6 bilhões ao governo federal, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). O resultado foi considerado positivo.

O GLOBO obteve com exclusividade um breve e inédito registro do teste do KC-390. Nas imagens é possível verificar algumas manobras do avião em solo, que ocorreram conforme a previsão, segundo relato de fontes ouvidas pela reportagem. O teste serve para verificação do funcionamento dos motores, da integração de sistemas e também para aferir a eficiência das manobras em solo.


 

Vídeo capturado no Canal You Tube



Esta é a primeira imagem revelada do KC-390 depois da sua apresentação ao público, que ocorreu em 21 de outubro, também em Gavião Peixoto. Um outro protótipo está em desenvolvimento.

De acordo com a Embraer, dada a complexidade dos sistemas, não é possível determinar a data exata para o voo inaugural. Porém, a empresa trabalha com a hipótese de fazê-lo voar ainda em dezembro. Estrategicamente, a Embraer quer executar o voo em 2014 para apontar ao mercado que o cronograma de desenvolvimento do KC-390 segue rigorosamente os prazos estipulados, o que é incomum no setor aeronáutico. Ainda assim, o KC-390 só voará depois que a segurança da operação estiver absolutamente testada.

Por ora, a FAB já encomendou 28 unidades do KC-390, mas a Embraer já tem cartas de intenções de outros cinco países ? Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca ? para a aquisição de outros aviões, totalizando 32. A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático. Pode realizar missões como o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O avião é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h).

Link para matéria de O Globo


http://oglobo.globo.com/brasil/embraer-faz-primeiro-teste-do-kc-390-em-movimento-14769462#ixzz3LKv9fvVU
 

Matérias Relacionadas

Acompanhe todas as notícias sobre o Programa KC-390 na Cobertura Especial Link


Nota

DefesaNet e o Jornal O Globo realizaram dois Hangouts,
dias 4 e 5 de Junho de 2014. Os links das transcrições integrais e dos vídeos seguem:

KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA - Participação FAB I

a - Transcrição Link
b - Vídeo Link

KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA - Participação EMBRAER Defesa & Segurança II

a - Transcrição Link
b
- Video Link

Leia também Exclusivo - Entrevista com Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390 - DefesaNet Link


 



Outras coberturas especiais


US

US

Última atualização 18 DEZ, 18:15

MAIS LIDAS

KC-390