Saab descarta possibilidade de vender Gripen para Argentina

Fonte: Reuters
Reportagem: Tim Hepher
Edição: Brad Haynes e Andre Grenon
Tradução, adaptação e edição: Nicholle Murmel


A SAAB descartou na última segunda-feira (27) a possibilidade de facilitar a genda de caças Gripen para a Argentina por conta do contrato de fabricação e exportação de aeronaves firmado com o Brasil.
 
Buenos Aires manifestou interesse em adquirir 24 unidades do caça assim que o país vizinho pudesse fabricar e vender – a previsão é de que isso aconteça já na próxima década.
 
Porém, qualquer acordo do gênero enfrentaria o veto quase certo do Reino Unido, que fornece cerca de 30% dos componentes do Gripen, incluíndo o radar para a próxima geração da aeronave, o Gripen E/F. A Saab declarou que não participou de nenhuma discussão nvolvendo a Argentina. “Ninguém nos pediu [para vender o Gripen a Buenos Aires], e não era algo que considerávamos fazer”, disse um porta-voz da empresa sueca durante um briefing para a imprensa especializada.
 
As relações entre o Reino Unido e Argentina continuam tensas desde a Guerra das Malvinas/Falkland há 33 anos.
 
Ano passado, autoridades do setor de defesa brasileiro previram uma demanda maior pelos caças suecos, incluíndo o interesse de Buenos Aires.
 
A Saab já vendeu 60 unidades do Gripen para a Suécia e está finalizando a encomenda de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira, que ajudará a desenvolver uma versão de dois lugares, chamada pela empresa de Gripen F e Gripen NG pelas autoridades brasileiras.
 
A fabricante de aeronaves brasileira EMBAER SA declarou que espera elaborar junto com a Saab um plano ainda em junho deste ano para estabelecer o início da exportação dos Gripens fabricados no Brasil a partir de 2023.
 
Representantes da Saab disseram que a primeira venda externa de aeronaves feitas no brasil poderia acontecer ainda em 2022. O chefe da divisão aeronáutica da empresa, Ulf Nilsson, disse que o programa de desenvolvimento para o Gripen E está caminhando conforme o planejado, mas se recusou a dar detalhes sobre as expectativas de aumento de produção e demanda.
 
A Saab declarou ainda que estava confidante nos planos feitos com a Boeing Co para tentar vender os aviões treinadores recém-projetados T-X para os Estados Unidos. Mas em uma série de briefings detalhados para a imprensa, representantes da companhia não quiseram comentar o assunto, que permanece totalmente confidencial.
 
As duas empresas devem enfrentar competição da Northrop Grumman Corp, da parceria entre a Lockheed Martin Corp e a Korea Aerospace Industries, e da aliança entre a General Dynamics Corp e a italiana Alenia Aermacchi, uma das unidades da Finmeccanica SpA.
 
Já no que se refere ao contrato para a venda dos caças ao Brasil, a Saab também já busca um mercado de exportação em potencial caso vença a concorrência com os treinadores. “Quando avaliamos [essa concorrência], é lógico que queríamos um mercado global para os treinadores. Creio que seja um grande mercado lá fora”, disse o vice-chefe executivo Lennart Sindahl.

Nota DefesaNet

Durante sua passagem pela LAAD 2015, o vice-ministro argentino da Tecnologia e Produção para a Defesa Lic., Santiago Rodriguez, comentou sobre alguns dos planos futuros da Argentina para desenvolver seu setor de defesa e atender às necessidades das organizações militares do país.

Em declaração a DefesaNet Santiago Rodriguez foi claro:

"Já em relação ao Gripen, a aeronave sueca é considerada pelo governo argentino a solução de médio e longo prazo para a Força Aérea do país."

Veja artigo:

Argentina procura mais projetos de cooperação em tecnologia e defesa com o Brasil Link
 

Material de interesse

BR-AR – Declaración por la Democracia y La Paz de Los Ministros de Defensa del Brasil y Argentina Link

BR-AR – Brasil e Argentina assinam a “Declaração pela Democracia e a Paz” e iniciam negociações para a venda de caças Gripen NG Link

BR-AR – Rossi recibió a su par del Brasil: "Somos socios y aliados estratégicos" Link


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter