COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

25 de Janeiro, 2014 - 11:05 ( Brasília )

Saab confirma entrega de caças ao Brasil a partir de 2018

Presidente da empresa espera acordo definitivo em menos de um ano

Fernando Eicheberg
 

Em encontro nesta sexta-feira com a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Saab, Hakan Bushke, se comprometeu com a entrega de 36 caças Gripen à Força Área Brasileira (FAB) a partir de 2018 e disse esperar por um acordo definitivo com o governo brasileiro em menos de um ano. Foi a primeira reunião entre os dois desde o anúncio de que a empresa sueca venceu a licitação para o fornecimento de caças.

Bushke garantiu que a Saab vai "honrar com o que foi prometido", e disse que não vai esperar pelo acerto das regras definitivas do acordo.

- Nossa oferta inclui a transferência de tecnologia e vamos cumprir isso. Vamos começar já a negociar, e plantas serão erguidas. Queremos uma parceria estratégica com o Brasil.

O executivo sueco disse que acordos desse tipo levam meses para serem conclupidos, "por vezes menos de 12 meses", prazo em que espera que a pareceria com o Brasil já esteja finalizada, embora tenha ressaltado que "o ritmo será determinado pelo cliente". No prpoxmo dia 29, Saab e Embraer se reunirão no Brasil para intensificar as discussões sobre o acordo.

Bushken acrescentou ainda que acredita ser possível atender aos pedidos do Brasil e da Suécia, que também havia encomendando caças Gripen a partir de 2018.



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 22 SET, 16:00

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil