COBERTURA ESPECIAL - Guerra Informação e Híbrida - Geopolítica

19 de Maio, 2017 - 00:10 ( Brasília )

GUYANA - Exército Brasileiro Esclarece ação no País


Nota DefesaNet

Mencionamos de forma incorreta na legenda da foto o comandante da 1 Bda Inf S. O correto é  GenBda Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que assumiu o comando em 12ABR2017. Substituiu o GenBda General  de Brigada Algacir Antonio Polsin anteriormente citado. Já está atualizado.

O editor




Em matéria exclusiva DefesaNet comentou, horas depois de publicado, posts na conta Twitter do grupo nacionalista venezuelano @antrocanal.

O grupo com base em um vídeo adulterado do informativo do Governo da Guyana, o Government News Brief, do dia 12 Maio 2017.

Nele o embaixador da Guyana em Brasilia DF, informava que o Exército Brasileiro iria ajudar o Exército da Guyana em realizar operações  “drilling” (perfurar), na Região IX, Alto Takutu-Alto Essequibo, daquele país. A palavra serviu para disparar alertas de que o Exército Brasileiro estaria perfurando poços petrolíferos na contestada, pela Venezuela, região de Esequibo.

DefesaNet recebeu a resposta do Centro de Comunicação Social do Exército (CEOMSEx), publicada abaixo. Trata-se de poços artesianos para a região que vem sendo castigada por seca.

Grupos na Venezuela contataram o @antrocanal para modificar sua postura frente ao Exército Brasileiro. Mesmo assim dois post mais foram publicados relacionados ao Exército Brasileiro.

Observar no mapa a estratégica região do Alto Takutu-Alto Essequibo, na fronteira norte do Brasil.




EXÉRCITO BRASILEIRO
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

Brasília DF, 18 Maio 2017

 

Em atenção à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica de 17 de maio de 2017, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue:
 
Um Termo de Cooperação poderá ser firmado entre o Governo do Brasil e o Governo da Guiana, para o emprego do Exército Brasileiro, por meio de tropas de engenharia, com o objetivo de capacitar Engenheiros Militares do Exército da Guiana a perfuração e instalação de poços artesianos em território guianense.

Para que esta capacitação seja alcançada, conjuntamente, militares brasileiros e guianenses deverão realizar a perfuração e instalação de 8 (oito) poços artesianos na Região IX da Guiana,  em localidades que vêm sendo castigadas pelos efeitos da seca.


 










VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pacífico

Pacífico

Última atualização 22 JUN, 12:00

MAIS LIDAS

Guerra Informação e Híbrida

1